segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"Você se Lembra?" The Korgis

O “Você se Lembra?” desta semana, vai contar a história de uma banda que eu gosto muito... e que tem uma das minhas músicas românticas favoritas.
Estou falando do “The Korgis”, um grupo formado na Inglaterra, em 1978, por James Warren, Andy Davis e John Baker
Eles tinham um visual mais parecido de “nerds” do que para músicos, com aqueles óculos que lembram o visual do Bill Gates.

Com certeza, algumas pessoas já escutaram esta canção. Chama-se “Don’t Look Back”, de 1982. Como já disse, é uma das minhas favoritas.
Fez parte da trilha sonora da novela “Sol de Verão”, de 1982, da TV Globo. E foi grande sucesso na época.

A canção começa triste, melancólica, dizendo que a pessoa está sem sorte, que as coisas estão dando errado... e os amigos estão confusos demais para ajudar.
Mas a mensagem que fica é que apesar de todos os problemas, não se deve olhar para trás, deve-se seguir adiante e viver o dia de hoje!!!
Para mim, é uma canção perfeita:.. tanto no arranjo musical, nos vocais e a letra espetacular.
Don’t Look Back”, com tradução.

Eu demorei anos para encontrar e comprar o CD da banda com a música Don’t Look Back... Até porque na década de 90 ainda não existia o acesso fácil à Internet para baixar músicas ou escutar em sites como o Youtube.
Entre 1996 e 1998 procurei a canção em todas as lojas de CD possíveis de São Paulo, e nada... os vendedores (bem despreparados, diga-se de passagem) nem sabiam que banda era... Alguns diziam que a banda e a música não existiam... rsrs
Depois de tanta procura, consegui encontrar o CD no final de 1998, um “The Very Best of Korgis”, na loja Baratos Afins da Galeria do Rock. Um CD importado que custava 80 dólares (algo em torno de 150 reais, na época)... Mas há 13 anos atrás era bem caro.

É claro que eu tenho esse CD... é uma das minhas maiores raridades, guardada com todo cuidado.

A música mais famosa do The Korgis e que toca nas rádios “adultas” é “Everybody’s Got to Learn Something”, de 1980. Outra bela canção. Alguns artistas já regravaram, mas na minha opinião, nenhuma se iguala à original. 
E por uma grandiosa coincidência, Everybody’s Got to Learn Something” foi lançada no dia 15 de junho de 1980, o dia exato do meu aniversário...  Coisas do destino, pois adoro esta canção!!!!
A letra é pequena, porém, é linda:
Mude seu coração
Olhe ao seu redor
Mude seu coração
Você vai se surpreender
Eu preciso do seu amor
Como o brilho do sol
Todo mundo tem que aprender alguma hora

Para encerrar, eu separei mais uma canção que eu gosto bastante, chamada  “I Just Can’t Help It”, também de 1980.

Entre idas e vindas do grupo, o The Korgis ficou separado pela última vez de 1993 até 2005, quando retornou e continua na ativa. 
The Korgis é uma banda de grande qualidade sonora. 


Texto de Daniel Vito

15 comentários:

  1. Isso mesmo, uma banda maravilhosa. Músicas como as que eles fizeram, não se faz mais.

    ResponderExcluir
  2. Caramba.. Pensei que somente eu conhecia gostava de Don´t look back... rsrsrsr.. Ela tb é minha canção favorita e tb tive mt trabalho para consegui-la... Parabêns pelo bom gosto e obrigado por nos fornecer mais informações desta maravilhosa banda inglesa pois ainda é muito difícil obter informações mesmo na net... Ass. Elisson.

    ResponderExcluir
  3. Daniel Vitor muito bom post. Eu procurando sobre a banda e encontrei seu blog. Eu gostaria de saber quem toca o sax na musica don't look back do
    The korgis. Esse Saxofonista é desse planeta terra? Que isso! Espetacular!!!!

    ResponderExcluir
  4. estas Músicas são lindas lembro do passado como faziam músicas lindas. lemdro do tempo em que trabalhei de locutor na extinta radio top radio 93FM em taubate - sp que saudade parabens pelo blog .eu tambem por amar radio fiz uma web radio romantica tudo caseira por hob... http://www.radiolovesongs.com.br abraço

    ResponderExcluir
  5. Coisas semelhantes só para quem tem bom gosto. Enquanto houver planeta Terra musicas do mesmo naipe estarão sendo executadas. Bem diferente do lixo bestial musical de hoje em dia, que já é lançado com prazo de validade. Bem curta, diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite galera cresci ouvindo eles certo tempo ouvi a tradução the dont look back na voz de Sérgio boca outro icone love sons

    ResponderExcluir
  7. eu tenho 48 anos foi dessa epoca dessa banda, bons tempo era 1983 .saudade joel

    ResponderExcluir
  8. Bom saber que não estamos sós, há outros com bom gosto, esta música me marca por um grande amor que se foi.

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos !
    Meu nome é Aldo, tenho 51 anos e cabeça de 22 e rosto de 42 o que os meus conhecidos e amigos dizem, creio eu por amar música e sorrir bastante todos os dias com a vida.

    Sou apaixonado pela vida da década de 80 principalmente a música romântica que é uma viagem ao interior de tudo que há de melhor e faço ,isso um dos meus principais momentos de lazer.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Aldo, me chamo Dora, tenho 54 anos, cabeça de 20, e rostinho, dizem, de uns 40, kkkkkkk, também sou apaixonada pela década de 80, onde se produziu o que há de melhor na música internacional. Curti, e curto muito essas músicas lindas. Me senti no seu comentário, 'tamo' junto! kkkkkkk

      Excluir
  10. Curti muito está banda na época e até hoje

    ResponderExcluir
  11. Boa..tarde..essa música da novela foi uma explosão na época,tempo bom.que não volta mais,rádio difusora com Sérgio boca...

    ResponderExcluir
  12. Boa noite na época ouvi muita the korgis foi minha adolescência a tradução dont look back na linda voz de Sergio Bocca bons tempos love sinus que saudade gostaria de saber onde anda Sergio bocca

    ResponderExcluir