quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rock Brasil - Parte II (A Pré Jovem Guarda) - por Rogério Moreira


Nesta segunda parte sobre os pioneiros do rock nacional, começo falando de Sérgio Murilo. Segundo uma entrevista dada por Raul Seixas, nos anos 80, Sérgio Murilo foi o primeiro rocker brasileiro.

Pra quem não sabe, segundo a família Machado de Carvalho, ex-proprietária da TV Record, Sérgio Murilo foi um dos possíveis nomes, antes de Roberto Carlos, para comandar a Jovem Guarda. E na "Revista do Rock", foi considerado o "Rei do Rock Brasileiro"

Alguns sucessos de Sérgio Murillo:
"Broto legal", numa regravação feita em 1976...

"Marcianita" também é uma de suas músicas mais conhecidas e chegou a ser regravada por Caetano Veloso...

Agora, vou falar de outro nome importante do início do rock brasileiro: Baby Santiago
Ele compôs e cantou alguns de nossos primeiros rocks, na pré-história do rock brasileiro... Para muitos ele é o Chuck Berry brasileiro.
Ouça este rock composto e gravado por ele...."Estou louco":

Ele antecipou em 10 anos o que Raul Seixas faria com "Let me sing, let me sing", ao misturar ritmos nordestinos ao rock... Aqui em "Xaxado rock":

E outra música composta por Baby Santiago foi "Adivinhão", agora na voz do alemão, naturalizado brasileiro, George Freedman... Esta música foi regravada pelo grupo Magazine, nos anos 80.

Dois outros nomes bem conhecidos do início dos anos 60: Demétrius e Ronnie Cord. Os dois também foram cogitados para apresentar o programa "Jovem Guarda", anos mais tarde.

Demétrius fez muito sucesso com "Ritmo da Chuva", uma versão de "Rhythm of the rain", do grupo The Cascades.

E também com "Rock do Saci"...outra composição de Baby Santiago...

Ronnie Cord, cantou um dos primeiros hinos de nosso rock..."Rua Augusta".
A música "Rua Augusta" foi uma das primeiras a ter o dedo da censura no período militar e teve um trecho retirado que dizia "Comigo não tem mais esse negócio de farda / não paro o meu carro nem se for na esquina / tirei o maior grosso da menina"

"Biquini de bolinha amarelinho", versão feita por seu pai de "Itsy-bitsy teeny-weeny yellow polka-dot bikini", de Brian Hyland.

Mas nada se comparava a um rapaz nascido no Espírito Santo e que passou sua juventude no Rio de Janeiro, chamado Roberto Carlos!
Entre 63 e 64, já começava a fazer diferença gravando músicas como...

"É proibido fumar"

"Parei na contra-mão"

"O calhambeque"

Aguardem a terceira parte sobre a história do rock brazuca, falando sobre a "Jovem Guarda"... Até lá!!!

Para quem não viu a primeira parte deste especial, acesse este link:
Rock Brasil: Os pioneiros (Parte I) - por Rogério Moreira



Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo

2 comentários:

  1. Assunto super interessante e pouco explorado, talvez até pelo grande preconceito existente no país em relação ao rock naquela época, muitos destes notáveis e talentosos precursores acabaram no esquecimento. Vlw!! um abraço!!

    Alexandra Gomes

    ResponderExcluir
  2. Rock do Sacy (é assim que está no disco 78 rpm de Demétrius) NÃO é composição de Baby Santiago e Toni Chaves (este, um pseudônimo para o cantor Wilson Miranda), mas, provavelmente, versão não autorizada de "SHE'S GOT IT", da autoria de Richard Penniman e Marascalco e gravada pelo coautor, o cantor norteamericano Little Richard.

    ResponderExcluir