quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Samba-Jóia do Saudoso Agepê

O blog “Papo do Som” entra no ritmo do samba-jóia e homenageia Antônio Gilson Porfírio, mais conhecido como Agepê.
Se estivesse vivo, completaria no dia 10 de agosto, 69 anos.


Nascido no Rio de Janeiro, Agepê teve este nome artístico decorrente da pronúncia fonética das iniciais do nome verdadeiro "AGP".

Antes da fama, foi técnico projetista da extinta companhia telefônica Telerj. Mas ele largou tudo para se dedicar à carreira artística, que começou em 1975 quando lançou o disco com a música “Moro Onde Não Mora Ninguém”, que virou sucesso.

Porém, o maior sucesso da carreira de Agepê aconteceu em 1984: “Deixa Eu Te Amar”, que fez parte da trilha sonora da novela Vereda Tropical, da TV Globo. 
Graças à música, o disco “Mistura Brasileira”, foi o primeiro álbum de samba a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas (vendeu um milhão e meio de cópias).

Boêmio, Agepê se destacou por um estilo mais romântico, sensual e comercial, que viraria sucesso nos anos 90. Ele também foi integrante da ala dos compositores da Portela.

Agepê morreu de cirrose, aos 53 anos de idade, no dia 30 de agosto de 1995.

E as músicas dele embalaram muitos domingos da minha infância. Isso porque meu pai sempre gostou de ouvir as canções de Agepê. Por isso, a homenagem a este artista que marcou história no samba.

Abaixo, outros sucessos da carreira de Agepê. 

"Menina dos Cabelos Longos"

"Me Leva

"Cheiro de Primavera"

"Moça Criança"


Texto de Daniel Vito

3 comentários: