segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Você se Lembra?" The Housemartins

Eu curto muito produzir esse quadro “Você se Lembra?”, porque é o resgate de algumas pérolas escondidas bem no fundo do baú. Bandas e cantores que fizeram sucesso com uma (ou duas músicas) e depois sumiram.

Uma música que me leva de volta à maravilhosa época dos anos 80 é “Build” da banda The Housemartins.

“Build” foi lançada em 1987 e virou um hit...... no Brasil, a canção ficou conhecida mesmo por ser o “Melô do Papel” (rsrs)... Isso porque na hora que eles cantavam “ba, ba, ba, ba, build”, soava como “papel” (hilário isso).

A música foi trilha da novela “Bebê à Bordo”, de 1989, da TV Globo.


Eu sempre achei a música muito boa com melodia e arranjos vocais ótimos. Mas, na época, eu não tinha a mínima idéia da tradução. Pensava numa letra romântica, porém ao saber a tradução, foi frustrante. Sem pé nem cabeça. Fala de construção de uma casa, de cimento, tijolos, botas.... olha só um trecho: “homens com a cabeça cheia de areia?!".

Voltando a história da banda, The Housemartins foi um grupo Inglês de Indie rock formado em 1983 na cidade de Hull, pelo guitarrista e vocalista Paul Heaton, pelo guitarrista Stan Cullimore, do baixista Ted Key e o baterista Hugh Whitaker. No ano seguinte entraria Norman Cook no lugar de Ted.

A banda durou apenas 4 anos, terminando em 1988 e gravaram somente 2 discos. Uma curiosidade do clipe Build é uma espécie de clima de despedida da banda, pois estava escrito na parede: "Housemartins R. I. P." (que significa “Housemartins, descansem em paz”).

Outra música deles que fez sucesso no mundo foi “Caravan of Love”, num estilo “capela”. Eu nunca tinha ouvido esta canção, mas achei muito boa!

Um fato interessante é que Norman Cook (o ex-baixista da banda) prosseguiu com sua duradoura carreira musical e hoje é DJ, o famoso Fatboy Slim!!!
Fatboy Slim / Norman Cook
O nome verdadeiro dele é Quentin Leo Cook.

Com certeza, a música "Build" é uma das mais belas dos anos 80, embalando as vidas e romances de muitas pessoas.
E nem a tradução sem graça estraga a magia da canção!


Texto de Daniel Vito

5 comentários:

  1. Noooossa.....tô decepcionada...essa música linda fala de CONSTRUÇÃO? TIJOLO? nada a ver. hahahahahahahaha. Essa foi a melhor. Eu tbem canto pa pa pa papel....
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu aperfeiçoei a letra assiste aí! https://www.youtube.com/watch?v=BZ4rt_r36gQ

      Excluir
  2. se vc reparar bem no refrão, " É construída uma casa onde nós podemos ficar
    Coloca-se um novo pedacinho a cada dia
    É construída uma estrada para que nós cruzemos
    Constroem-nos muitas e muitas e muitas"
    Construída uma casa onde podemos ficar ( penso que possa ser uma construção de um lar feliz, a construção de sonhos, a construção da paz, do amor, da pureza...onde podemos ficar) e não desistir... construir um pedacinho a cada dia. É construída uma estrada para que nós cruzemos ( ou seja, uma estrada boa, de boas intenções, de bons propósitos, de bons planos... tanto que ele fala: que se construa muitas, muitas, muitas e muitas. É assim que eu entendi

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o grupo the housematins deu uma entrevista sobre o composição build, dizendo que eles a haviam feito de brincadeira, em uma tarde que eles estavam reunidos no lugar onde moravam quando pequenos.
    No mesmo bairro estava sendo levantando um prédio e algumas casas da lembrança da vizinhança na infância, tinham sido derrubadas por causa desta construção... Por isso a musica feita, mas não tinha sido feita para o disco e sim em uma brincadeira.

    ResponderExcluir
  4. é só copiar o link e abrir no google

    ResponderExcluir