quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A arte popular de Odair José

Eu posso dizer que o blog está sendo um dos maiores prazeres da minha vida. Escrever sobre uma das minhas paixões: A música!!!
A música expressa todos momentos e sentimentos do ser humano: de alegria, reflexão, tristeza, raiva, e outras emoções.

E eu não poderia de deixar de falar deste artista que eu gosto muito. É popular e genial. Por isso faço questão de escrever sobre Odair José!


Você pode falar que ele é brega.... mas o que é ser brega? O que é ser popular? O que é MPB?.. Odair José é o verdadeiro sinônimo de Música Popular Brasileira!!!

Odair José de Araújo nasceu na cidade de Morrinhos, Goiás, no dia 16 de agosto de 1948 (completando 63 anos).

Odair começou como crooner na adolescência até aos 17 anos quando começou a compor. Sua música teve influências da música caipira americana e o country de raiz em seus primeiros discos.

A partir dos anos 70 se consagrou no estilo de forte apelo popular como na canção "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo seu refrão, "pare de tomar a pílula". Ela foi censurada pelo governo brasileiro, na época, ditadura.

Outro grande sucesso foi "Deixe Essa Vergonha De Lado", na qual Odair José deu seu total apoio à empregada doméstica, função que no início da década de 1970 não era legalizada. Por isso, Odair ficou com o apelido de "o terror das empregadas".

A canção "Cadê você" também foi um hit, que depois foi regravada por Roberta Miranda e pela dupla Leandro e Leonardo.

Outra boa música dele é “A Noite Mais Linda Do Mundo (Felicidade)“, com uma bela letra:
Vamos fazer dessa noite
A noite mais linda do mundo
Vamos viver nessa noite
A vida inteira num segundo
Felicidade não existe
O que existe na vida
São momentos felizes

Porém, a minha música favorita de Odair José é "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar". Um clássico! Conta a história de um homem que vai para uma boate para se distrair, mas se apaixona pela garota de programa e diz que vai tirá-la daquele lugar.
Eu vou tirar você desse lugar
Eu vou levar você pra ficar comigo
E não me interessa o que os outros vão pensar

.

Para encerrar, separei mais uma música de sucesso de Odair José
"Minhas coisas".. demais essa canção!

Até hoje, Odair José continua fazendo jus ao estilo musical que o trouxe as paradas de sucesso, e sendo redescoberto por muitos artistas atuais.


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário