terça-feira, 9 de agosto de 2011

40 anos de uma obra prima do The Who

O mês de Agosto de 2011 marca os 40 anos de um disco inesquecível na história do Rock n’ Roll: “Who’s Next”, da espetacular banda The Who.

O álbum foi lançado no dia 02 de agosto de 1971 e é considerado um dos melhores da banda. O líder do grupo, Pete Townshend, considera o melhor.

O canal de TV VH1 classificou "Who’s Next" como o 13° “Melhor Álbum de Todos os Tempos”. E a revista Rolling Stone colocou em 28° na lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos".


O The Who nunca havia alcançado o primeiro lugar das paradas com um disco. Mas "Who's Next" foi o primeiro, e curiosamente, foi fruto de uma crise:
Ele surgiu após o fracasso do projeto "Lifehouse", uma ópera rock que Pete Townshend pretendia organizar. Mas o projeto se tornou inviável e isso provocou um grande desentendimento entre Pete e o produtor do The Who, Kit Lambert, levando o guitarrista a beira de um colapso nervoso quase suicida.

Assim, o Who voltou ao estúdio com o produtor Glyn Johns na Inglaterra e começou tudo do zero. Algumas músicas demo de Pete Townshend para Lifehouse também foram evoluídas e lançadas, transformando-se em grandes sucessos do rock.

O álbum “Who’s Next” começa com a clássica “Baba O'Riley”, que é a junção dos nomes do guru de Townshend, Meher Baba, e do compositor Terry Riley, que mistura sintetizador e guitarra. Essa música é demais!

O álbum surgiu em uma época em que grandes avanços foram feitos em termos de engenharia de som, e pouco antes da introdução de sintetizadores musicais. O resultado foi um som espantoso para a época, e praticamente inédito no rock.
Outro clássico desse disco é a faixa dois: “Bargain”.

O álbum tem mais dois super clássicos: "Behind Blue Eyes" e "Won't Get Fooled Again".



A capa do disco traz uma fotografia da banda acabando de urinar em um imenso bloco de concreto; a foto seria uma referência ao monolito descoberto na Lua no filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", lançado em 1968, pelo diretor Stanley Kubrick.

Capa do disco “Who’s Next

A atitude, assim como o título do disco, seriam uma recusa simbólica da banda de passar o restante de sua carreira tocando "Tommy", o quarto álbum de estúdio do Who, de 1969.

Confira as outras músicas de "Who's Next"...  Uma obra fantástica... Pura viagem do rock n' roll !!!!
"Love Ain't For Keeping"

"My Wife"

"The Song Is Over"

"Getting In Tune"

"Going Mobile"


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário