sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Salve Clara Nunes; a Guerreira

O “Papo do Som” tem a honra de fazer uma homenagem à uma das maiores vozes femininas da música brasileira. E que se estivesse viva, completaria, em 12 de Agosto, 68 anos. Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes!!!
Eu sou um grande fã das músicas dela. Uma voz incrível.

Ela nasceu na cidade de Paraopeba, Minas Gerais e foi uma grande pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e seu folclore.
Desde pequena ela cantava, ganhando alguns concursos de canto.


Gravou várias canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Conhecedora das danças e das tradições afro-brasileiras, ela se converteu à umbanda.
Em 1960, por influência do produtor musical Cid Carvalho, mudou o nome para Clara Nunes, usando o sobrenome da mãe. No ano de 1965 se mudou para o Rio de Janeiro, onde cantava boleros.

No ano de 1968, o primeiro grande sucesso de Clara Nunes: "Você Passa e Eu Acho Graça", seu segundo disco na carreira e o primeiro onde cantaria sambas.

Em 1972, Clara se firmou como cantora de samba, com o compacto simples da música "Tristeza, Pé no Chão" (de Armando Fernandes).

Dois anos depois,  lança o LP "Alvorecer", que emplacou grandes sucessos como "Contos de Areia" (de Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento).
O LP bateu recorde de vendagem para cantoras brasileiras, na época, com mais de 300 mil cópias vendidas!!!

Em 1975, lançou "Claridade", o álbum de maior sucesso da carreira da cantora. Destaque para o sucesso: "O Mar Serenou" (de Candeia). 
Neste mesmo ano, Clara Nunes se casou com o poeta, compositor e produtor Paulo César Pinheiro.

Confira outros grandes sucessos da Clara Nunes
"Canto das Três Raças" de 1976. (de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro),

No mesmo ano, tem a música "Lama" (de Mauro Duarte), uma das minhas favoritas. Fala de pessoas que fazem qualquer coisa para ter fama e grana, mas ficam com a moral na lama. Apresentação de Clara Nunes no Japão.
“Por isso não adianta estar
No mais alto degrau da fama
Com a moral toda enterrada na lama

"Coração Leviano" (de Paulinho da Viola), de 1977. Neste vídeo, Clara Nunes canta com a Velha Guarda da Portela

Em 1978, lançou o disco e "Esperança", com destaque para a faixa "Feira de Mangaio" (de Sivuca e Glorinha Gadelha).

"Portela na Avenida" (de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), de 1981. Vídeo de show realizado no Estádio do Morumbi, em fevereiro de 1982.

Clara Nunes morreu no 2 dia de abril de 1983, um Sábado de Aleluia, aos 39 anos de idade, vítima de um choque anafilático. Ela teve uma reação alérgica ao anestésico durante uma cirurgia de varizes e sofreu uma parada cardíaca. Ela permaneceu 28 dias internada na UTI.


Em sua homenagem, a rua em Madureira onde fica a sede da Portela, recebeu seu nome.

Salve Clara Nunes: A Deusa dos Orixás!!!... Rainha do Mar!!!!


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário