sábado, 20 de agosto de 2011

O Dia da Saudade: Raul Seixas

Neste fim de semana, milhões de fãs de Raul Seixas relembrarão a obra do “Pai do Rock nacional”. Domingo, dia 21 de agosto, faz 22 anos da morte de Raulzito.


Desta vez vou fazer diferente: a maioria das homenagens na TV, rádio e Internet mostram as canções mais conhecidas, como “Gita”, “Metamorfose Ambulante”, “Maluco Beleza”, “Sociedade Alternativa”. Neste post, vou colocar boas músicas de Raul, não tão conhecidas pelo grande público.


A idéia para este texto surgiu após, certo dia, estar escutando “Ta na Hora” e uma pessoa me perguntou: “Quem canta essa música?” Eu disse que era Raul Seixas e a pessoa me respondeu, surpresa, que nunca tinha ouvido. Ai pensei: “como nunca ouviu esta obra prima?”.
Então, decidi que deveria fazer um post abrindo de vez o “Baú do Raul” e mostrando outras canções do Maluco Beleza!

Começo com “Ta na Hora”, do disco “Mata Virgem” de 1978. Não é uma das mais conhecidas, porem, é uma das melhores. 
Conta sobre as pessoas que são escravas do tempo e dos compromissos. No fim, ele pergunta: "E a minha vida, onde é que está?"

Em 1973, Raul lançou o seu primeiro disco solo, o “Krig-ha, Bandolo!” e nele tem a canção “Dentadura Postiça”.

O álbum “Gita”, de 1974, é o de maior sucesso de Raul, com músicas como: "Medo da Chuva", "Sociedade Alternativa", "O Trem das 7", "S.O.S" e a própria “Gita”.
Deste LP, eu escolhi duas músicas: "Loteria da Babilônia" e a baladinha brega "Sessão das 10", essa é maravilhosa, genial!


Novo Aeon” é o quarto álbum solo, lançado em 1975. Escolhi a música tema do disco, que é sensacional; além de "Paranóia", uma das minhas favoritas e que resume o estilo rock n roll de Raulzito.


O disco “Há 10 Mil Anos Atrás”, de 1976, é marcante por ser o último da parceria de Raul com Paulo Coelho. E neste álbum tem a música "O Dia da Saudade".

Essa música eu gosto bastante. Chama-se "Movido a Álcool", do disco “Por Quem os Sinos Dobram”, de 1979. Ela é bem engraçada e tem esse trecho:
Derramar cachaça em automóvel
é a coisa mais sem graça de que eu já ouvi falar
Por que cortar assim nossa alegria
Já sabendo que o álcool também vai ter que acabar?

No ano de 1980, é lançado o disco “Abre-te Sésamo”, o décimo da carreira de Raul, com grandes hits como: “Aluga-se”, “Abre-te Sésamo” e o "Rock Das Aranhas", que foi censurado na época devido à sua letra.
Mas a música que escolhi foi "Só pra Variar"
Pena não ser burro ... Não sofria tanto ...
Essa noite eu vou dormir ... Botar as manguinhas de fora ...
Dizer que eu estou chegando, botando prá quebrar

Em 1983 sai o álbum “Raul Seixas”, também conhecido como Carimbador Maluco. Destaque para ótima "Não Fosse o Cabral", versão de "Slippin' and Slidin'", de Little Richard.

Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!” é o décimo terceiro álbum, com as clássicas ”Quando Acabar o Maluco Sou Eu", "Cowboy Fora da Lei" e uma gravação em inglês de um dos seus maiores sucessos, “Gita” (intitulada no disco como “I am”).
Neste disco tem a música "Cambalache", versão do tango do argentino Enrique Santos Discépolo, de 1935, também regravado por Caetano Veloso, em 1969. A letra é para refletir e continua super atual!
Que o mundo foi e será uma porcaria eu já sei
Em 506 e em 2000 também
Que sempre houve ladrões, maquiavélicos e safados
Contentes e frustrados, valores, confusão
Mas que o século 20 é uma praga de maldade e lixo”

O LP “A Pedra do Gênesis”, de 1988, tem canções que soam como presságio de uma despedida, já que Raul estava bastante doente.
Para encerrar este especial, a música "Check-up". Ela foi censurada na época. No final, tem o áudio com Raul Seixas e Marcelo Nova explicando o porque da censura.

Olha que tem outras dezenas de músicas excelentes do Raul que eu poderia postar. A obra dele é fantástica, e as letras são atuais, falam sobre tudo.
Mais de duas décadas depois de sua morte, Raulzito continua vivo!!!!.
Ele é o maior gênio do rock n roll brasileiro!!!!!

VIVA RAUL SEIXAS!!!!!!!



Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário