terça-feira, 16 de agosto de 2011

Elvis Presley de Verdade – por Rogério Moreira

Eu sempre detestei ver os imitadores de Elvis Presley. 99% deles só imitam o Elvis decadente, gordo, com costeletas enormes e roupas cheias de brilhante. Ou seja, eles imitam o pior de Elvis!
O melhor de Elvis Presley estava nos anos 50, quando suas apresentações eram explosivas.
Sabe aquela fase da juventude que você acha que sabe mais do que todas as pessoas e que pode mudar o mundo. De uma certa forma, enquanto isto não passa de um sonho utópico para maioria dos seres normais, Elvis realmente mudou....

O mundo seria diferente desde aquele dia 05 de julho de 54 quando, nos estúdios da Sun Records, Elvis pegou um blues de Arthur Crudrup chamado "That's all right mama" e misturou uma batida meio country, formando aquilo seria conhecido como Rock 'n' Roll...Blues (música de negros) com Country Music (música de brancos)... Ousadia pura!

Sam Philips, proprietário da Sun Records, disse certa vez que se encontrasse um branco que cantasse como negro, ele ficaria milionário. Elvis foi este cara!
Fico imaginando como ficaram a puritana sociedade americana ao ver Elvis se apresentando na TV com seu estilo ousado de cantar e dançar suas músicas. Como será que reagiram ao vê-lo interpretando "Heartbreaker Hotel"?

ou "Hound dog"?
Passada esta fase de boa parte dos anos 50, Elvis foi para o Exército e fez inúmeros filmes. A maioria água com açúcar... E sua música começou também a ficar mais adocicada...Quando largou o cinema para voltar a cantar, o mundo já era outro. Já haviam Beatles, Stones, Hendrix, o movimento hippie... Mesmo assim, quando ele estava voltando aos palcos, após anos de cinema, numa apresentação em 26 agosto de 69, em Las Vegas, Elvis trocaria a letra de "All you lonesone Tonight" e ainda ri descontroladamente... Foi, talvez, um dos últimos momentos de Elvis sendo ele mesmo e não uma caricatura de si próprio.

É uma pena que os imitadores só o copiem a caricatura.


Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário