quarta-feira, 24 de agosto de 2011

25 anos do 1º disco do Capital Inicial


O mês de agosto marca os 25 anos do lançamento de um dos discos mais importantes do rock n' roll nacional. O álbum “Capital Inicial”, o primeiro da banda de Brasília, formada por Dinho Ouro Preto (vocais e guitarra), Flávio Lemos (baixo), Fê Lemos (bateria), Yves Passarell (guitarra)


O LP recebeu ótimas críticas. "Um rock limpo, vigoroso, dançante e sobretudo competente, a quilômetros de distância da mesmice que assaltou a música pop brasileira nos últimos tempos", (crítica publicada no jornal Folha de S.Paulo, na época).

O álbum trazia canções como: "Música Urbana", "Fátima", "Veraneio Vascaína" (essas três primeiras, feitas na época da banda Aborto Elétrico, de Renato Russo) além de "Psicopata", "Leve Desespero", que levaram o Capital Inicial ao seu primeiro disco de ouro.


As músicas com forte teor político, e toques de punk, caíram no gosto dos jovens e colocaram o Capital Inicial na condição de uma das principais bandas do Rock Brasileiro.

Separei algumas ótimas faixas deste grande disco.

"Veraneio Vascaína" é uma referência à viatura mais comum à polícia da época, a Chevrolet Veraneio, pintada nas cores branca, preta, cinza e vermelho, as mesmas do brasão do clube Vasco da Gama. 
A música foi censurada pela Polícia Federal.
"Cuidado, pessoal, lá vem vindo a veraneio
Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho
Com números do lado, dentro dois ou três tarados
Assassinos armados, uniformizados"

"Psicopata", uma ótima música do Capital.
"Quero soltar bombas no Congresso
Fumo Hollywood para o meu sucesso
Sempre assisto à rede Globo
Com uma arma na mão
Se aparece o Francisco Cuoco
Adeus televisão"

"Música Urbana"

"Fátima"

"Leve Desespero"

"No Cinema

"Tudo Mal"


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário