quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os 53 Anos de Madonna - por Camila Vila Franca

O blog “Papo do Som” faz um especial sobre Madonna Louise Veronica Ciccone, mais conhecida como Madonna, que completou 53 anos no dia 16 de Agosto.

Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes.

O primeiro disco de 1983, chamado “Madonna” tem como destaques as músicas: "Everybody" e "Holiday".


Ao longo de sua carreira, várias músicas se tornaram bastante lembradas e executadas. Madonna também é elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Em 1984, o segundo álbum, “Like a Virgin” estoura nas paradas de sucesso do mundo. O disco é considerado por muitos especialistas e críticos como o "que transformou Madonna numa estrela". Entre os maiores hits estão: "Like a Virgin", "Material Girl", e "Into the Groove".




Além de cantora, Madonna é atriz, (ganhando um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical por seu papel em Evita); é escritora de livros infantis, diretora de cinema, produtora e desenhista de moda.

Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.

"True Blue" é o nome do terceiro álbum da cantora, lançado há 25 anos, em junho de 1986Os maiores sucessos foram as músicas: "Live to Tell", "Papa Don't Preach", e "La Isla Bonita".




Considerada uma das "25 mais poderosas mulheres do século passado" pela revista Time por ser uma figura influente na música contemporânea, Madonna é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem, e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica .

Confira outros sucessos da carreira de Madonna:

Like a Prayer”, álbum de 1989. Considerado um dos melhores de sua carreira, com grandes sucessos como a faixa título: "Like a Prayer", e "Spanish Eyes".


Em 1992, vem o disco “Erotica”, com destaque para a balada romântica “Rain


No ano de 1994, Madonna lança “Bedtime Stories”. Entre as músicas de sucesso estão: "Secret", "Take a Bow"


E Madonna conseguiu transformar a sua música no ritmo e linguagem dos tempos atuais, com baladas dance como: “Hung Up”, do álbum “Confessions on a Dance Floor” de 2005. O detalhe desta música é a base dela, da original "Gimme! Gimme! Gimme! A Man After Midnight", sucesso de 1979, com a banda sueca ABBA.



Texto de: Camila Vila Franca
Produtora da Rádio Metropolitana FM, desde 2008


Um comentário:

  1. Madonna, minha diva, canta, encanta e ainda vai continuar por muitos anos inspirando atitudes e posturas revolucionárias pelo mundo todo!!

    Alexandra Gomes

    ResponderExcluir