domingo, 21 de agosto de 2011

Ventania Só Para Loucos

Dia 21 de agosto: No mesmo dia da morte de Raul Seixas, os malucos fazem a festa com o aniversário de Wilson da Silva, o Ventania, que completa 49 anos.


Eu sou um grande fã de Ventania. Curto muito as músicas dele.

Nascido em Pariquera-Açu, Ventania é cantor, compositor e andarilho.
A inspiração musical dele vem do movimento hippie dos anos 60 e 70, além de Raul Seixas.

A carreira dele começou aos oito anos de idade, tocando piano na igreja (já imaginou Ventania tocando piano numa Igreja... algo surreal... rsrs).

A partir de 1980, Ventania começou a cantar e compor, caindo oficialmente na estradaEle começou a fazer seus primeiros artesanatos e suas canções.
Só cantava em roda de maluco e passava seu chapéu para arrecadar alguns trocados. Isso ocorreu durante muitos anos na sua vida de estrada pelo Brasil.

Em 2000, Ventania mudou-se para São Thomé das Letras, em Minas Gerais, onde passou a tocar no "Bar do 2". A partir dessa mudança que sua carreira começou a alavancar. Essa grande transformação, o levou a gravação de seu CD "Ventania Só Para Loucos".


O trabalho de Ventania é independente, não vinculado a nenhuma gravadora. As gravações dele foram divulgadas principalmente pela Internet e fizeram sucesso principalmente no público jovem e universitário.

O estilo das suas músicas é uma mistura de reagge com rock, essa mistura se chama "rock estroncho" que segundo ele consiste em um rock sem "capricho".

As letras de suas canções são inspiradas em temas do movimento hippie, como, a liberdade, natureza, a idéia de "Paz e Amor, além do uso maconha e cogumelos alucinógenos, como nesta canção chamada "Cogumelos Azuis".

Suas composições são extremamente simples, minimalistas, chegando, por exemplo, a tocar músicas com apenas dois acordes, como é o caso de "O Diabo é Careta", uma das minhas favoritas de Ventania!

O estilo de Ventania é simples totalmente simples e descolado; chapéu e chinelos de pneu. 
A voz rouca dele ainda dá um toque despojado às canções.

Atualmente, Ventania mora em São Thomé das Letras, Minas Gerais.

Relembrar a morte de Raulzito e comemorar o aniversário de Ventania... Isso é obra do destino... E como diria a música de Ventania: "A Malucada Pirou em rock n roll!!!!!"
"Cada maluco com a sua mania, 
uns com stress outros com poesia... 
De músico e louco todo mundo tem um pouco de filosofia....."

Separei outras músicas do Ventania que eu gosto.

"Marasmo"
"Eu vou fugir deste marasmo, vou sair da capital...
Eu vou fugir deste marasmo
Vou morar no matagal..."

"Sonho de um Louco"
"Louco de longe eu vinha
Louco! de longe eu vinha
Meus cabelos compridos, o meu colar
A vida era uma viagem, a estrada eu seguia...."



"Símbolo da Paz"
“Estou aqui sentado na beira da estrada
Fazendo uma fogueirinha
Enrolando uma palhinha
Escrevendo essas linhas
Vendo o caminhão passar....”

Entrevista de Ventania no Jô Soares (parte 1)

Entrevista de Ventania no Jô Soares (parte 2)


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário