quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Música de James Bond - por Rogério Moreira

Em 2012, o agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, completará 50 anos nas telas de cinema. 
Além disso, neste dia 25 de agosto é aniversário de 81 anos de Sean Connery, o primeiro a interpretar o agente 007.
Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore,
Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig

Os filmes de "007", além dos inesquecíveis vilões e bond girls, também tem como destaques a sua trilha sonora.

A começar por seu clássico tema, composto por John Barry (ele faleceu em janeiro de 2011). Este é um dos temas mais marcantes de toda a história do cinema.

Considerado um dos melhores filmes da série, "007 Contra Goldfinger", teve a cantora britânica Shirley Bassey interpretando o tema desta trama.

O grande Paul McCartney, fez um dos temas de maior sucesso - "Live and let die" - Este foi o tema de "007 - Viva e Deixe Morrer", de 1973, primeiro filme com Roger Moore como "James Bond".

No filme "007 - O Espião Que Me Amava", Carly Simon teve um dos pontos altos de sua carreira gravando "Nobody does it better"

Assim como Sheena Easton ao cantar "For your eyes only" para trilha de "007 - Somente Para Seus Olhos".

Já na trilha sonora de "007 Contra Octopussy" o destaque foi para Rita Coolidge e a música "All time high".

"A View to a Kill", com Duran Duran, foi um dos temas mais marcantes da série e que se tornou um sucesso nas rádio do mundo todo. Ela foi tema de "007 - Na Mira dos Assassintos", último filme com Roger Moore, no papel de James Bond.

Esta aqui não fez tanto sucesso, mas eu creio ser uma das mais legais...."The living daylights", com A-Ha, do filme "007 - Marcado Para Morrer", de 1987.

O último tema de "007" a fazer sucesso foi "Die another day", com Madonna, da trilha de "007 - Um Novo Dia Para Morrer", de 2003...

Para encerrar, uma curiosidade sobre "007"...

- O criador de "James Bond", Ian Fleeming, não ficou feliz com a escolha de Sean Connery como o primeiro intérprete do personagem nas telas, pois tinha em mente um ator com características diferentes.... Ainda bem que os produtores não levaram em consideração a opinião de Fleeming, pois, na minha opinião, Sean Connery ainda é o ator que melhor interpretou "James Bond".


Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo

3 comentários:

  1. Parabéns Rogério... um texto ótimo... vc escolheu um tema fantástico!!!
    Eu sou um grande fã dos filmes de James Bond... e para mim as trilhas de 007 estão entre as melhores de todos os tempos do cinema!!!
    Nem sei dizer qual é a melhor música...
    Live and Let Die é um clássico... A View to Kill do Duran Duran é demais... As lindas canções românticas da Rita Coolidge e da Carly Simon abalam corações...
    E The Living Daylights do A-ha é a cara dos filmes do 007, pura ação!!!
    Parabéns meu amigo!!!!
    Abs
    Daniel Vito

    ResponderExcluir
  2. Rogério da Hora Moreira25 de agosto de 2011 às 17:40

    Valeu pelas palavras, amigo!
    Também gosto muito dos filmes de James Bond, com grande preferência pelos primeiros com Sean Connery...
    Eu li num site que o tema do Duran Duran foi o único da série a ficar em primeiro lugar nas paradas americanas...Me surpreendi, pois pensei que a do Paul McCartney também tivesse ficado em 1º....Já a música da Carly Simon é a preferida do ex-007, Roger Moore, que a considera perfeita por melhor representar o que significa James Bond...

    ResponderExcluir
  3. Ola tudo bem? Posso perguntar por que o dia 25 de Agosto? Qual é a relação com esse dia? Também gosto muito dos filmes e musicas de 007.
    Tenham um bom dia,
    Roger

    ResponderExcluir