sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Meu Tributo a Robert Plant, do Led Zeppelin

Agora, o “Papo do Som” vai pegar fogo com o melhor do Rock n Roll.
Em três meses de blog ainda não havia mencionado nada sobre o Led Zeppelin, uma banda que está na minha lista das 3 melhores de todos os tempos (ao lado de Beatles e Rolling Stones).


O som do Led Zeppelin é genial, maravilhoso, que revolucionou a música com o estilo psicodélico e viagens delirantes.
Então, finalmente chegou a hora de falar algo sobre o Led. E o homenageado da vez, é o vocalista Robert Plant, que completa no dia 20 de agosto, 63 anos.


Nascido na cidade de West Bromwich, na Inglaterra, Robert Anthony Plant é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes vocalistas da história do Rock. 
É conhecido pelo seu estilo poderoso com uma grande extensão de voz.
Também é amante das músicas de Elvis Presley.

O interesse musical de Robert Plant vem desde muito pequeno. Sempre foi interessado por blues, que ouvia fechado em seu quarto e que costumava imitar.
Foi a partir dessas influências que Plant desenvolveu seu modo de cantar. Logo ele conseguiu um estilo próprio. Aos 15 anos, Plant já se apresentava em bares e clubes. Aos 16 anos saiu de casa e começou a cantar em várias bandas, como: "Listen" e "Band of Joy".

E foi numa despretensiosa apresentação em Birmingham que Plant foi visto pela primeira vez pelo guitarrista Jimmy Page e por Peter Grant (empresário de Page) e convidado para ser o vocalista dos "New Yardbirds".
Assim, em 1968, Robert Plant se juntaria a Page, ao baixista John Paul Jones e o baterista John Bonham em um novo projeto batizado de Led Zeppelin!.


O primeiro álbum, chamado apenas "Led Zeppelin" chega no início de 1969 e já incluiu hits como "Comunication Breakdown" "Dazed and Confused".


Para aproveitar o embalo do sucesso, neste mesmo ano é lançado "Led Zeppelin II" que chega ao primeiro lugar nas paradas americanas com "Whole Lotta Love".

As inspirações de Robert Plant para escrever músicas surgiram de suas viagens com Jimmy Page. Ele estava bastante deprimido quando escreveu os primeiros versos de "Stairway To Heaven", um dos maiores clássicos de todos os tempos da música. 
Apesar de ter 8 minutos, "Stairway To Heavenquebrou todos os recordes quando foi lançada, pois rádio nenhuma tocava músicas grandes assim, exceção feita aos Beatles em 1968, com Hey Jude.

Outras duas músicas fabulosas são: "Black Dog" e "Rock and Roll" (ambas do quarto álbum da banda). É Rock n Roll na veia!!!!!


O Led Zeppelin durou até 1980, após a morte de John Bonham por excesso de álcool no dia 25 de Setembro. Sem mais razões para continuar tocando, o grupo anunciou oficialmente seu fim.

Após isso, Robert Plant seguiu em vários projetos solo. Fez encontros e shows com Jimmy Page e em 2007, subiu aos palcos para ressuscitar o Led Zeppelin. Foi um show ocorrido em Londres no dia 26 de novembro. Participaram os três integrantes remanescentes do Led mais Jason Bonham, filho de John.

 

Uma curiosidade envolvendo futebol: Robert Plant é torcedor fanático do Wolverhampton. Em 2009 foi convidado e aceitou ser o terceiro Vice Presidente do tradicional time de futebol inglês.
Neste mesmo ano, Plant recebeu das mãos do Principe Charles o título de Comandante da Ordem do Império Britânico.


Todas as homenagens a este grande nome do rock e da música mundial!!!

Para encerrar em grande estilo, uma bela canção: "Going to California", de 1971, do álbum "Led Zeppelin IV"


Texto de Daniel Vito

5 comentários:

  1. Ameeeeeeeeei seu comentário sobre o Robert Plant eo Led Zeppelin em sí!

    ResponderExcluir
  2. simplesmente maravilhoso.nada mais

    ResponderExcluir
  3. Led Zeppelin, 4 deuses tocando.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em listar entre os tres grandes do Rock...Apesar de termos tambem algumas outras extraordinarias, estas foram as que mais revolucionaram e solidificaram o genero Rock.

    ResponderExcluir