quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Especial Ian Anderson, do Jethro Tull

O Rock n’ Roll celebra neste dia 10 de Agosto, o aniversário de um dos seus grandes nomes: Ian Anderson, cantor, compositor, guitarrista e flautista britânico, o líder da banda Jethro Tull.... Ele completa 64 anos.


Ian Scott Anderson nasceu na cidade de Dunfermline, na Escócia. Na adolescência, ele arrumou emprego como assistente de vendas em uma loja de departamentos e depois como atendente em uma banca de jornal.
Como flautista, Ian Anderson é autodidata. Foi lendo revistas durante seus intervalos de almoço que lhe deu a inspiração de fazer parte de uma banda.

Em 1963, ele formou o The Blades com seus amigos de escola. Este era um grupo de soul e blues, com Anderson nos vocais e gaita.
Em 1967, Ian Anderson se mudou para a cidade de Blackpool e formou o Jethro Tull, banda de rock progressivo, que misturou hard rock, folk, toques de blues, jazz e letras profundas. 

Após isso, ele abandonou sua pretensão de tocar guitarra elétrica, supostamente por sentir que nunca seria "tão bom quanto Eric Clapton".
Ele trocou sua guitarra por uma flauta, mas continuou a tocar violão, utilizando como instrumento melódico. Com o decorrer de sua carreira, Anderson foi adicionando saxofone, bandolim, teclado e outros instrumentos à seu arsenal.

Além do aniversário de Ian Anderson, 2011 marca os 40 anos de lançamento do histórico disco "Aqualung", em 19 de março de 1971.

A música título do álbum, “Aqualung”, é uma das minhas favoritas do Jethro Tull.

Outra canção de destaque do álbum é "Locomotive Breath"

Mais uma viagem: "Cross-Eyed Mary"  

A faixa 08 do álbum Aqualung, música "Hymm 43"

Essa é outra das músicas que eu mais gosto do Jethro Tull, "A Song For Jeffrey", canção do primeiro álbum da banda, de 1968.

"Bouree" música do segundo álbum da banda, chamado "Stand Up"


Uma curiosidadeJethro Tull foi um agricultor inglês pioneiro, do século 18, considerado um dos criadores da agricultura científica. Viveu no período da Revolução Industrial. Ele criou a semeadeira mecânica em 1701.


Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. uma das minhas bandas favoritas!

    ResponderExcluir
  2. É uma das melhores bandas de todos os tempos, meu álbum preferido é War Child.

    Ricardo Salles Netto

    ResponderExcluir