terça-feira, 29 de novembro de 2011

George Harrison, o Beatle Pioneiro

Dia 29 de novembro de 2001. Há 10 anos falecia George Harrison
Muitos diziam que ele era o beatle quieto. Mas na realidade, foi pioneiro, inovador, que o levou ir além dos Beatles.


Ele foi o primeiro dos Fab Four a buscar influências musicais fora dos padrões ocidentais, principalmente a música indiana. Depois disso, várias bandas passaram a usar instrumentos indianos, especialmente a cítara em suas canções.

Além da música, Harrison também influenciou milhões de fãs dos Beatles e outros músicos com a meditação e a filosofia hindu. A juventude passou a usar batas indianas, incensos, a falar em karma, yoga, chakras, termos ainda não muito populares na época.

George Harrison foi o primeiro beatle a viajar à Índia, quando a banda resolveu tirar férias em agosto de 1966. Depois, ele ameaçou sair dos Beatles, caso John, Paul e Ringo não fossem com ele para a Índia.


A partir do álbum "Revolver", de 1966, George começou a compor cada vez mais e com mais qualidade, chegando a competir no mesmo nível com as composições de John Lennon e Paul McCartney. 
Porém, só em 1968 uma composição sua atingiria grande sucesso, a canção “While My Guitar Gently Weeps”, incluída no disco duplo “The Beatles (Álbum Branco)”. O solo de guitarra foi executado pelo seu grande amigo Eric Clapton.

No disco “Abbey Road”, de 1969, George lançou duas das composições próprias mais famosas: “Here Comes the Sun" e "Something" (uma das mais belas canções de todos os tempos).




Harrison também foi pioneiro em shows voltados às causas humanitárias; como o Concerto para Bangladesh. Idealizado por seu amigo Ravi Shankar, foi o primeiro grande show de caridade a juntar grandes astros da música em um único palco: Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Tom Petty entre outros.

Ravi Shankar e George Harrison

Em 1970, George Harrison lançou o disco “All Things Must Pass”. Foi o primeiro álbum triplo da história da música, e o levou ao topo das paradas, vendendo sete milhões de cópias em todo mundo, sendo o primeiro Beatle a fazer sucesso mundial em carreira solo. O disco é considerado uma obra-prima do rock. Dois grandes hits: “What’s Is Life” e a clássica “My Sweet Lord".




No ano de 1973, mais um sucesso "Give me love".


Mesmo sendo ex-integrante da maior banda de todos os tempos, George era avesso a fama. Ele se dedicou a jardinagem e acompanhar corridas de Fórmula 1, da qual era fã. Escreveu a música "Faster" em homenagem ao piloto escocês Jackie Stewart.

Harrison foi o primeiro beatle a vir ao Brasil, em 1979, mas não para fazer show e sim para ver uma corrida de Fórmula 1. Ele era amigo do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi.

Outra ótima canção dele é “Blow Away"


Ele também foi o primeiro Beatle a lançar uma autobiografia, chamada “I, Me, Mine”,

No ano de 1981, escreveu "All Those Years Ago" (“Todos Aqueles Anos Atrás”). A canção foi uma homenagem ao ex-colega de banda John Lennon, assassinado em dezembro de 1980.


1987 foi o ano de seu renascimento musical com o álbum “Cloud Nine”, trazendo o single “Got My Mind Set On You”.


Aproveitando o embalo, um ano depois, monta o super grupo Traveling Wilburys ao lado de Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lynne e Roy Orbison, que fez um enorme sucesso.

George Harrison teve diagnóstico de câncer no pulmão no começo da década de 1990. Ele enfrentou várias cirurgias para eliminá-lo. Em 2001, o câncer reapareceu em metástase. Apesar dos tratamentos agressivos, descobriu que era terminal.

Morreu em Los Angeles, no dia 29 de novembro de 2001, aos 58 anos de idade. Seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas no Rio Ganges, na Índia.


George Harrison sempre foi consciente de seu papel pioneiro nos Beatles, como guitarrista, e compositor, além de trazer novos sons para a banda.

Ele ocupa a 21ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone.


Em outubro foi lançado um documentário, chamado "George Harrison: living in the material world", dirigido por Martin Scorsese, tem entrevistas, performances e filmes caseiros sobre a vida do guitarrista.

George Harrison era a alma dos Beatles!!!!


Texto de Daniel Vito

Um comentário:

  1. Muito legal o post, várias coisas que eu não sabia sobre esse grande músico...

    Poderia ter colocado uma curiosidade que faz mais uma ligação dele com o Brasil: que George Harrison gravou a música Anna Julia, da banda Los Hermanos!

    http://www.youtube.com/watch?v=vIsdUa9uN40

    Abraço!

    Rodrigo Pinto Alves
    www.twitter.com/Perronuts

    ResponderExcluir