segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Samba de Piano com Benito di Paula

Um dos grandes artistas da música brasileira completa 70 anos de idade neste dia 28 de novembro: Uday Veloso, o nome verdadeiro de Benito di Paula.


Ele nasceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. É cantor, compositor e excelente pianista. Foi um dos grandes nomes da canção nacional dos anos 70.

Começou como crooner (cantor de baladas populares) de boates do Rio de Janeiro, e depois continuou tocando na noite paulistana.

Em vez das rodas de samba, sua música era levada ao piano, sempre com temas românticos e brandos. O jeito de interpretar, entre o choroso e o exaltado, junto ao visual: longa barba e cabelos, correntes e pulseiras, começou a ser chamado de brega-chique.


Seu estilo musical é conhecido como "samba jóia", ao combinar o samba tradicional com piano e arranjos românticos e de jazz.

Ele lançou o primeiro disco em 1971, mas ele só estourou nas paradas com o terceiro disco, chamado "Um Novo Samba". O grande sucesso desse disco foi a música "Retalhos de Cetim".


Teve vários clássicos ao longo da carreira como "Charlie Brown", uma homenagem ao personagem de Charles Schultz; "Mulher Brasileira" (letra dedicada a todas a mulheres do país), "Vai Ficar Na Saudade" e "Se Não For Amor". 
Nos anos 70, Benito di Paula chegou a disputar a venda de LPs com Roberto Carlos.
"Charlie Brown" 

"Mulher Brasileira"

"Vai Ficar Na Saudade"

"Se Não For Amor"

Comandou o programa "Benito di Paula e seus convidados - Brasil Som 75" na TV Tupi. Tem mais de 35 discos gravados e chegou a fazer sucesso em nível internacional.

Benito di Paula continua fazendo shows e encantando os fãs com os seus sambas inesquecíveis.

Do Jeito que a Vida Quer” 

Assobiar Ou Chupar Cana”.

Ah, Como Eu Amei”, 



Texto de Daniel Vito


Nenhum comentário:

Postar um comentário