O blog “Papo do Som” abre espaço para o melhor do rap nacional com um artista que sou fã: Marcelo D2, que completa 44 anos neste dia 5 de Novembro.
Marcelo Maldonado Gomes Peixoto nasceu no Rio de Janeiro. Foi vocalista da ótima banda Planet Hemp, e atualmente segue em carreira solo.
"D2", no jargão dos usuários de maconha, significa dar apenas alguns tragos na droga; Marcelo é assumidamente usuário da droga, e teria colocado o D2 em seu nome como forma de expressar que fuma maconha.
Marcelo D2 desde pequeno ouvia samba, pois era o que mais ouviam em sua família.
Antes da fama foi vendedor de móveis, porteiro e camelô, quando então entrou para o mundo da música graças ao incentivo de seu amigo, Skunk, falecido em 1994.
Marcelo D2 com a galera do Planet Hemp |
Ele ficou famoso por misturar o samba com a black music e fez várias parcerias com artistas de outros gêneros.
O álbum de estréia do Planet Hemp foi “Usuário”, lançado em 1995. Esse disco projetou a banda, emplacando alguns sucessos entre o público jovem, como "Mantenha o Respeito". "Legalize Já", e “Dig Dig Dig (Hempa)". Este CD eu escutei muito na época. Foi um dos melhores discos nacionais dos anos 90.
"Legalize Já"
“Dig Dig Dig (Hempa)"
O segundo álbum foi “Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára”, de 1997. Os sucessos foram: "Queimando Tudo", "Nega do Cabelo Duro".
"Vocês se meteram numa grande encrenca
É porque a galera tá fumando demais cara!!!"
“A Invasão do Sagaz Homem Fumaça” foi o último álbum de estúdio do Planet Hemp. É considerado pela crítica como o melhor disco do grupo, e também o menos comercial.
"Contexto"
"Quem Tem Seda?"
Em 1998 começou sua carreira solo com o lançamento do seu primeiro álbum “Eu Tiro é Onda”. Esse álbum foi muito bem aceito pelo público e pelo movimento rap de São Paulo. Destaque para "1967" que conta a história de sua vida.
Lançou seu segundo disco solo em 2003 chamado "A Procura da Batida Perfeita", que inclui os sucessos, "Qual É" e a própria faixa tema do disco.
"Qual É"
Outras músicas de sucesso de Marcelo D2
"Desabafo", de 2008.
"Pode Acreditar (Meu Laiá Laiá)", com Seu Jorge, de 2008
E “Sou Ronaldo”, homenagem ao craque Ronaldo Fenômeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário