sábado, 5 de novembro de 2011

A Batida Perfeita de Marcelo D2

O blog “Papo do Som” abre espaço para o melhor do rap nacional com um artista que sou fã: Marcelo D2, que completa 44 anos neste dia 5 de Novembro.


Marcelo Maldonado Gomes Peixoto nasceu no Rio de Janeiro. Foi vocalista da ótima banda Planet Hemp, e atualmente segue em carreira solo.

"D2", no jargão dos usuários de maconha, significa dar apenas alguns tragos na droga; Marcelo é assumidamente usuário da droga, e teria colocado o D2 em seu nome como forma de expressar que fuma maconha.

Marcelo D2 desde pequeno ouvia samba, pois era o que mais ouviam em sua família.
Antes da fama foi vendedor de móveis, porteiro e camelô, quando então entrou para o mundo da música graças ao incentivo de seu amigo, Skunk, falecido em 1994.

Marcelo D2 com a galera do Planet Hemp

Ele ficou famoso por misturar o samba com a black music e fez várias parcerias com artistas de outros gêneros.

O álbum de estréia do Planet Hemp foi “Usuário, lançado em 1995. Esse disco projetou a banda, emplacando alguns sucessos entre o público jovem, como "Mantenha o Respeito". "Legalize Já", e Dig Dig Dig (Hempa)". Este CD eu escutei muito na época. Foi um dos melhores discos nacionais dos anos 90.

 "Mantenha o Respeito"

"Legalize Já"

Dig Dig Dig (Hempa)"

O segundo álbum foi “Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára, de 1997. Os sucessos foram: "Queimando Tudo", "Nega do Cabelo Duro".

"Vocês se meteram numa grande encrenca
É porque a galera tá fumando demais cara!!!" 


A Invasão do Sagaz Homem Fumaça foi o último álbum de estúdio do Planet Hemp. É considerado pela crítica como o melhor disco do grupo, e também o menos comercial. 
"Contexto" 


"Quem Tem Seda?"
 "Eu não quero saber mais de nada... 
Só quero saber quem tem seda!!!

Em 1998 começou sua carreira solo com o lançamento do seu primeiro álbum Eu Tiro é Onda”. Esse álbum foi muito bem aceito pelo público e pelo movimento rap de São Paulo. Destaque para  "1967" que conta a história de sua vida.

Lançou seu segundo disco solo em 2003 chamado "A Procura da Batida Perfeita", que inclui os sucessos, "Qual É"  e a própria faixa tema do disco.
 "Qual É"
  "A Procura da Batida Perfeita"

Outras músicas de sucesso de Marcelo D2

"Desabafo", de 2008.

"Pode Acreditar (Meu Laiá Laiá)", com Seu Jorge, de 2008

E “Sou Ronaldo”, homenagem ao craque Ronaldo Fenômeno.


Marcelo D2 é um dos grandes artistas nacionais da atualidade, por fazer uma mistura musical genial do samba com o hip hop, além das suas letras de atitude.


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário