quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Poeta de São Paulo: Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos, interior de São Paulo. Seu nome verdadeiro era João Rubinato
Neste dia 23 de novembro, faz 29 anos da morte dele. E o blog "Papo do Som" presta uma homenagem ao Pai do Samba Paulista.


Ele era filho de imigrantes italianos. Abandonou a escola cedo, pois não gostava de estudar. Em Jundiaí, Adoniran conheceu seu primeiro ofício: entregador de marmitas. Tentou ser ator. Procurou de várias maneiras fazer seu sonho acontecer, mas sempre foi rejeitado.

Decidiu se entregar ao mundo da música, buscando conquistar seu espaço como cantor. Então, passou a adotar o nome Adoniran Barbosa (tomado emprestado de um companheiro de boêmia e de Luiz Barbosa, cantor de sambas, que admirava).


A vida profissional de Adoniran Barbosa se desenvolveu a partir das interpretações de outros compositores. Porém, com o tempo, ele passou a compor, através das experiências vividas, com linguagem e ritmo próprias e originais, num estilo bem paulistano.

Um dos seus primeiros sucessos como compositor “Saudosa Maloca”, que virou canção obrigatória das rodas de samba. Adoniran alcançou, o tão buscado sucesso, porém, durou pouco e não lhe rendeu muita grana de direitos autorais.

As músicas dele são o retrato exato do sofrido povo brasileiro: os despejados das favelas, os engraxates, a mulher submissa que se revolta e abandona a casa, o homem solitário. Tudo isso com doses de humor e realidade.

Ele tirou de seu dia-a-dia as idéias e os personagens de suas músicas. Um exemplo, foi “Iracema” que nasceu de uma notícia de jornal, quando uma mulher foi atropelada na Avenida São João.

Numa de suas noitadas na boemia, bêbado, ele perdeu a chave de casa e não havia outro jeito senão acordar a esposa Matilde, que se aborreceu. O dia seguinte foi repleto de discussão. Para narrar essa situação, Adoniran, escreveu o samba “Joga a Chave”.

Outro grande sucesso de Adoniran foi "Trem das Onze". Ela foi premiada no carnaval de 1965 do Rio de Janeiro por ser a música mais cantada, e também foi escolhida pela população de São Paulo em concurso da TV Globo, como a música que "mais representa a cidade".

Mais uma obra prima, foi a música Samba do Arnesto”. Conta a história do amigo Arnesto que deu o cano nos colegas de samba. O personagem realmente existiu: se chama Ernesto Paulelli, mas nunca morou no Brás e afirmou que “sequer convidou Adoniran para uma fracassada roda de samba”.

Nos últimos anos de vida, com o enfisema avançando, e a impossibilidade de sair de casa pela noite, ele gravou algumas músicas com dificuldade, e deu alguns depoimentos importantes.

"Tiro ao Álvaro" (Adoniran Barbosa e Elis Regina)

Adoniran Barbosa morreu no dia 23 de novembro de 1982.
Ele nasceu e morreu pobre: Foi boêmio e todo o dinheiro que ganhou, gastou ajudando ou comemorando sucessos com os amigos.


Adoniran Barbosa foi um sambista inovador que narrou fatos trágicos do cotidiano, sempre de forma bem humorada.... 
O Poeta da Cidade de São Paulo!!!!!

A obra de Adoniran Barbosa é tão genial que separei mais cinco músicas inesquecíveis dele:
"Samba Italiano"

"As Mariposas"

"Prova de Carinho"

"Abrigo de Vagabundo"

Um trecho da música "Luz da Light"
"Lá no morro quando a luz da light pífa
A gente apela pra vela, que alumeia também (quando tem)
Se não tem não faz mal
A gente samba no escuro
Que é muito mais legal"




Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário