sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os 25 anos de “Vivendo e não Aprendendo”, do IRA!

O ano de 2011 é especial para os fãs da banda IRA!, pois celebram os 25 anos do lançamento do disco "Vivendo e Não Aprendendo".


É considerado por muitos fãs como seu melhor álbum, e também por especialistas como o melhor álbum nacional dos anos 80 (por conter muitas faixas que se tornariam grandes sucessos).
Esse disco, o IRA fala basicamente de juventude e amor ao som de ótimos arranjos, belas melodias e letras.

O show do lançamento do LP aconteceu em uma grande apresentação na Praça do Relógio, no campus da USP em 11 de outubro de 1986 diante de uma platéia de 40 mil pessoas (foi citado como um dos cem melhores shows já feitos no Brasil em uma edição especial da revista Bizz, em 2005).

O êxito do disco é atribuído a quatro faixas: "Envelheço na Cidade", "Dias de Luta", "Gritos na Multidão" e "Flores em Você"

"Envelheço na Cidade"

"Dias de Luta

"Gritos na Multidão"

"Flores em Você" tem um arranjo influenciado pela música "Eleanor Rigby" dos Beatles. É construída a partir de um arranjo de um quarteto de cordas e um violão tocado por Edgard acompanhando o vocal de Nasi. Foi tema de abertura da novela O Outro, da TV Globo, sendo uma das canções mais executadas nas rádios na época.

A polêmica sobre "Pobre Paulista":
A canção foi composta por Edgard Scandurra aos 17 anos, consistindo numa crítica à opressão dos governantes de sua terra natal.
Mas também passa a idéia de bairrismo e preconceito contra os nortistas e nordestinos que moram na capital paulista ("Não quero ver mais essa gente feia/Não quero ver mais os ignorantes/Eu quero ver gente da minha terra/Eu quero ver gente do meu sangue").
Em 2008, Nasi relatou em uma entrevista a Revista Trip que Edgard Scandura já tinha confessado que a música era preconceituosa com os migrantes, e que por isso nunca mais a cantou.

Outra ótima canção deste disco é “Quinze Anos”. Uma bela letra.
Quando me sinto assim, Volto a ter quinze anos
Começando tudo de novo, Vou me apanhar sorrindo
Seu amor hoje; Me alimentará amanhã
Eis o homem; Que se apanha chorando
Vivendo e não aprendendo; Eis o homem, este sou eu
Que se diz seguro; Que se diz maduro

Vivendo e Não Aprendendo era o mais famoso e o também o mais bem sucedido comercialmente disco da banda até o lançamento do "Acústico MTV" em 2004.

Escute mais quatro canções que fizeram parte deste disco marcante na história do rock nacional.
"Casa de Papel"

"Tanto Quanto Eu"

"Vitrine Viva"

"Nas Ruas"


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário