sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Especial Emerson, Lake & Palmer

Emerson, Lake & Palmer (ou ELP) é uma banda de rock progressivo britânica formada no ano de 1970 por Keith Emerson (teclado), Greg Lake (guitarra, baixo e vocais) e Carl Palmer (bateria).


Entrou para história da música por ser a primeira banda de rock a levar um sintetizador para um show.

A banda quase se chamou Hendrix, Emerson, Lake, and Palmer (ou HELP).
Isso porque Jimi Hendrix expressou interesse em tocar com o grupo. Infelizmente Hendrix faleceu, reduzindo a banda à Emerson, Lake and Palmer.


No mês de novembro dois dos integrantes fazem aniversário: Greg Lake (nascido em 10 de novembro de 1947) e Keith Emerson (em 2 de novembro de 1944).
Além de participar do ELP, Greg Lake foi um membro fundador do grupo King Crimson.

Entre os sucessos do Emerson, Lake and Palmer, destacam-se "Lucky Man", de 1970, "From the Beginning", de 1972, e a bela "Ces't la vie", de 1977 (esta última é a que eu mais gosto deles)
"Lucky Man" 

"From the Beginning"

"Ces't la vie" ("É a Vida")
“É a vida
Será que as suas folhas todas já ficaram marrons?
Será que você vai espalhá-las a sua volta?
É a vida
Você ama?
E como vou saber?
Se você não deixa o seu amor transparecer pra mim
É a vida”

As composições da banda eram muito influenciadas pela música erudita do período clássico, com adições de jazz e hard rock. Nas apresentações, eles exibiam uma mistura de virtuosidade musical e desempenhos teatrais.

Outra música famosa deles é “Peter Gunn”.

O último álbum de estúdio deles foi em 1978, sendo ignorado pelo próprio trio, que admitiu que ele representava somente obrigações contratuais. Eles terminaram a banda por conflitos pessoais.

A banda retornou e se separou algumas vezes. No ano de 2010, voltaram a se reunir para celebração dos 40 anos do grupo e continuam na ativa.


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário