segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Mito Freddie Mercury

Se estivesse vivo, Freddie Mercury completaria 65 anos neste dia 05 de setembro. Um dos maiores cantores de todos os tempos, vocalista da banda de rock britânica Queen.

O nome verdadeiro dele é Farrokh Bommi Bulsara. Ele nasceu na ilha Zanzibar, à época colônia britânica, hoje pertencente à Tanzânia, na África.
Os pais dele eram indianos. Foi educado numa escola inglesa perto de Bombaim, na Índia, onde deu seus primeiros passos na música, ao ter aulas de piano. Foi na escola que ele começou a ser chamado "Freddie".

Depois de se formar em sua terra natal, ele e a família se mudaram em 1964 para a Inglaterra, devido a uma revolução iniciada em Zanzibar.

Ele fez faculdade de Design Gráfico e Artístico. Lá, conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda na faculdade chamada Smile, na qual participava Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista, e levou o cantor para participar dos ensaios.

Em abril de 1970, Tim deixa o grupo e Freddie acaba ficando como vocalista da banda que passa a se chamar Queen. Depois, Freddie decide colocar Mercury no nome.

Ainda em 1970, ele conheceu Mary Austin, sua namorada, com quem viveu por cinco anos. Foi com ela que o cantor assumiu sua orientação sexual.
Mary inspirou ele na música "Love of My Life", de 1975. Esse é um dos maiores poemas de amor de todos os tempos. É emocionante!

Freddie Mercury compôs muitos dos sucessos do Queen, como "Bohemian Rhapsody", de 1975 e "We Are the Champions", de 1977.
"Bohemian Rhapsody"

"We Are the Champions"  (com tradução)

Suas exibições ao vivo e seus improvisos vocais eram lendários, tornando-se imagem de marca da banda, lotando estádios em todo o mundo...
Um dos principais momentos do Queen foi no Rock in Rio, de 1985.
Separei os vídeos de “We Will Rock You” e “I Want To Break Free
"We Will Rock You

I Want To Break Free

Freddie Mercury faleceu na noite de 24 de novembro de 1991, aos 45 anos, vítima de AIDS.

O corpo dele foi cremado e por este motivo não existe túmulo para que seus fãs possam homenageá-lo. Suas cinzas foram espalhadas na margem do Lago Genebra na Suíça

É uma grande satisfação escrever sobre este artista fenomenal... E ao escutar as belas canções na voz de Freddie Mercury, a emoção vem a tona. 

Por isso, selecionei algumas canções marcantes:

Essa é uma das minhas favoritas "How Can I Go On", de 1985. Um dueto espetacular com Montserrat Caballé. (Com tradução).

"Crazy Little Thing Called Love", de 1979

"Don't Stop Me Now", 1979

"Under Pressure", 1981 em parceria com o cantor britânico David Bowie.

"Radio Ga Ga" (Vídeo do evento Live Aid, no estádio de Wembley, em 1985)



Texto de Daniel Vito

2 comentários: