sábado, 24 de setembro de 2011

Os 20 anos do último grande disco da história

Há 20 anos, no dia 24 de setembro de 1991, foi lançado, na minha opinião, o último grande álbum da música, que causou repercussão e que fez surgir uma tendência na época.
Estou falando do ótimo disco “Nevermind”, do Nirvana.


Nevermind é o segundo álbum de estúdio do Nirvana, gravado no Sound City Studios de Los Angeles. Assim que foi lançado, conquistou sucesso de crítica e de público.

Com “Nevermind”, houve o ressurgimento do rock n’ roll, que estava um pouco em baixa no começo dos anos 90 e a consagração do grunge de Seattle (que ainda teve bandas como Soudgarden, Alice in Chais, Pearl Jam).

Na formação desse registro histórico, estavam o cantor e guitarrista Kurt Cobain, o baterista Dave Grohl (ele é atualmente cantor, guitarrista e líder dos Foo Fighters) e o baixista Krist Novoselic.


Este álbum consagrou o Nirvana no mundo todo, famoso pela sua variada sonoridade e principalmente pela sua capa, com uma foto do bebê Spencer Elden nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol, eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos.

O primeiro single foi "Smells Like Teen Spirit", para mim, é uma das músicas mais vibrantes do rock n’ roll.

Outra faixa genial é "Come As You Are". O riff inicial é marcante.

Lithium” também foi outra música de muito sucesso.

Mesmo lançado há 20 anos, Nevermind ainda continua sendo um dos trabalhos mais influentes do cenário musical. Recentemente, o canal de TV VH1, dos Estados Unidos, elegeu como o segundo melhor álbum de rock da história, apenas atrás de Revolver, dos Beatles (ai, eu já acho um pouco de exagero, pois existem muitos discos bons na história da música).

Posso até estar crítico demais, mas analisando bem, depois de “Nevermind” não surgiu nenhum outro disco tão bom ou badalado.

Para encerrar, mais duas boas músicas:

"In Bloom". Além da música ser muito boa, o clipe é genial, como se fosse a apresentação de uma banda dos anos 60.

"Polly", vídeo do histórico Acústico MTV.

E confira a foto de Spencer Elden refazendo a capa de "Nevermind" 20 anos depois.


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário