quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Melhor Rock in Rio (1985) – por Rogério Moreira


Como nestes dias teremos mais uma edição do "Rock in Rio", eu gostaria de falar sobre a primeira e, na minha opinião, a melhor edição de todos eles, realizada em 1985. Por que eu digo isso? Antes deste festival, era raro o Brasil receber grandes nomes da música. Sei que Alice Cooper e Genesis estiveram por aqui nos anos 70.

Quando pequeno, me lembro das visitas do Queen, em 1980 e do Kiss, em 1983. Mesmo quando vinham ao Brasil, a organização muitas vezes deixava a desejar. Soube que o The Police fez um show num Maracanazinho praticamente vazio, às vésperas do Carnaval carioca, isso no início dos anos 80.


Mas, de repente, é anunciado um festival no Rio de Janeiro, com a presença de nomes como Iron Maiden, AC/DC, Rod Stewart, Queen, Yes, Ozzy Osbourne, Scorpions, James Taylor, entre outros. 
Fora isso, o rock nacional estava em alta. Entre 82 e 84 surgiram bandas como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz, Titãs e Kid Abelha, aparecendo com destaque em rádios e programas de TV.

Tá certo que já tínhamos nesta primeira edição nomes que nada tinham a ver com o rock, o que seria uma marca registrada do "Rock in Rio" e que a cada edição parece piorar. Em 85, por exemplo, tivemos Ivan Lins, Elba Ramalho, Moraes Moreira e Alceu Valença.

Mesmo assim, esta 1ª edição foi inesquecível. Separei alguns videos deste "Rock in Rio" realizado há 26 anos.

AC/DC - "Whole Lotta Rosie"

Yes - "Owner of  a Lonely Heart"

Iron Maiden - "Iron Maiden"

Queen - "Love of my life" (emocionante... um dos momentos mais marcantes de todas as edições do Rock in Rio)

O Whitesnake foi convidado às pressas para o "Rock in Rio" ao substituir o Def Leppard. Em dezembro de 1984, o baterista do Def, Rick Allen, sofreu um acidente de carro e perdeu seu braço esquerdo e por isso a banda cancelou sua vinda ao Rio. O grupo liderado por David Coverdale não decepcionou e foi uma das melhores exibições daquele festival.
Whitesnake  - "Love ain't no stranger"

B-52's - "Legal Tender"

Ozzy Osbourne - "Crazy train"

Scorpions - "Still loving you"

James Taylor estava para abandonar a carreira após o fim de seu casamento com a cantora Carly Simon e só foi ao festival pra cumprir o contrato. Como a apresentação neste "Rock in Rio" foi marcante, ele abandonou esta idéia e algum tempo depois gravou uma música em homenagem a cidade carioca..."Only a dream in Rio".

James Taylor - "You've got a friend"

Barão Vermelho - "Pro dia nascer feliz" (Como curiosidade, o show do Barão foi no dia em que Tancredo Neves foi eleito como Presidente da República, após 21 anos de regime militar...e esta música caía muito bem para aquele dia)

Paralamas do Sucesso - "Óculos"

Com certeza, a primeira edição do Rock in Rio foi inesquecível!!!!

Um abraço,


Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo

2 comentários:

  1. Ae Rogério.. Parabéns!!.. Como sempre, um grande texto!!!
    Para mim, esta edição do Rock in Rio está fraquíssima... Só se salvam Motorhead, Metallica, Elton John e Red Hot Chilli Peppers...
    Boa mesmo foi a edição de 1985... um baita time:... Esse era o Rock in Rio que eu queria ir!!!!
    Abraços
    Daniel Vito

    ResponderExcluir
  2. Amo rock. Parabéns e obrigada pela matéria. Eu não fui. Fiquei só sonhando, mas esse evento abalou o planeta... e soube por tantos meios que estão aí até hoje divulgando o quanto foi bom. Abraço.

    ResponderExcluir