quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lembranças do “Síndico” Tim Maia

Se estivesse vivo, Tim Maia completaria 69 anos no dia 28 de setembro. Um gênio da música brasileira! O Rei da Soul Music!!!


Ele está na minha humilde lista dos 3 maiores cantores do País, ao lado de Raul Seixas e Roberto Carlos. Porém, a voz dele é, sem dúvida, a melhor dos três. Inigualável.

Sebastião Rodrigues Maia nasceu no Rio de Janeiro e começou trabalhando cedo, no bairro da Tijuca, onde distribuía marmita quando era criança.
Ele foi um dos pioneiros na introdução do estilo soul na MPB e um dos maiores ícones da música nacional.

Desde a infância já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, integrou o grupo The Sputniks, onde cantou junto a Roberto Carlos.

Em 1959, foi para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com a soul music sendo preso e deportado por roubo e porte de drogas.

Tim Maia era uma figura única na música popular brasileira: rebelde, excêntrica e genial. Ele sempre foi “do contra”: Um belo exemplo disso é que, no início da carreira, enquanto os vários grupos e cantores ganhavam dinheiro com as músicas da Jovem Guarda, Tim soltava sua voz misturando soul e funk com samba e baião.

A obra de Tim Maia é tão grande e maravilhosa, que é impossível colocar as melhores músicas dele em apenas um texto. Por isso, o blog “Papo do Som” vai destacar hoje a época mais brilhante dele: os anos 70. Depois, escreverei textos sobre os anos 80 e 90, além dos 3 discos da série “Tim Maia Racional” (essa parte merece um capítulo especial).

Em 1970, Tim Maia gravou o primeiro LP "Tim Maia", que rapidamente virou um sucesso com músicas como "Azul da cor do mar" e "Primavera".
O disco contém uma mistura de rock e soul.

"Azul da cor do mar

"Primavera"

No ano seguinte, mais hits nas paradas: "A Festa do Santo Reis", "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" e “Você
A Festa do Santo Reis

Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)

"Você"

Um dos grandes sucessos na voz de Tim Maia foi lançado em 1973: "Gostava Tanto de Você", música composta por Edson Trindade em homenagem à sua filha que havia falecido.

No mesmo disco tem outra belíssima canção: "Réu Confesso"

Em 1978, na onda da Disco Music, ele grava o disco “Tim Maia Disco Club“, com a participação da Banda Black Rio. Destaque para as ótimas faixas "Acenda o Farol", "Sossego" e "Se Me Lembro Faz Doer"
Acenda o Farol 

Sossego

"Se Me Lembro Faz Doer"

Para finalizar este especial, o álbum “Reencontro”, de 1979, que possui uma das minhas músicas favoritas de Tim Maia: "Lábios de Mel". Uma letra magnífica.
Venha ser a amada amante te desejo
Quero me perder nos teus beijos
Quero hoje te amar
Venha ser a companheira esperada
Corpos juntos, mãos dadas, preciso de você


Tim Maia foi um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "Síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil.

Ele faleceu no dia 15 de março de 1998, com apenas 55 anos, vítima de parada cardiorrespiratória quando iniciava um show no Teatro Municipal de Niterói.

A revista Rolling Stone classificou Tim como o 9º maior artista da música brasileira.


Mesmo após 13 anos de sua morte Tim Maia estará para sempre na memória do povo brasileiro!!!!!


Texto de Daniel Vito

Um comentário: