quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Recordando os Anos 80 com A-ha

O som vindo da fria Escandinávia chega ao blog “Papo do Som”.
O aniversariante do dia 14 de Setembro é Morten Harket, que completa 52 anos. Ele é ex-vocalista da banda norueguesa A-Ha, e foi considerado uma das maiores vozes da década de 80.

O A-Ha foi formado em 1982 por Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy (que completou 50 anos no dia 06 de setembro) e o tecladista Magne Furuholmen. Mas logo eles saíram da Noruega rumo a Londres com o objetivo de fazer uma carreira mundial.
A-ha: Magne Furuholmen, Morten Harket e Paul Waaktaar-Savoy

O nome "a-ha" vem da exclamação no sentido de surpresa ou algo novo. De acordo com integrantes, esse seria um nome de fácil memorização e que também mais se aproximava do som da difícil língua norueguesa.

O primeiro grande sucesso da banda foi "Take on Me", em 1985. Porém, não foi tão fácil. Foram dois lançamentos fracassados: um deles, em 1984, a canção vendeu somente 400 cópias. Mas após ser reformulada, vendeu 1 milhão e meio de cópias no mundo todo em apenas um mês!!!.
Um dos destaques de "Take on Me" era o videoclipe, feito em formato de desenho animado, que venceu em seis categorias no MTV Video Music Awards. E a bela moça do clipe é Bunty Bailey, uma namorada de Morten.

Outro grande hit da banda foi "Hunting High and Low".

O próximo álbum do A-Ha foi "Scoundrel Days" em 1986. Este disco traz uma sonoridade mais sombria, como na canção título do disco.

No ano de 1988, o A-Ha lança o terceiro disco: “Stay on These Roads”, música que virou uma grande balada romântica.

Mais uma de Love Songs: "There’s Never a Forever Thing" foi outro hit, principalmente no Brasil. (é a minha canção preferida do A-ha).

Neste mesmo álbum tinham as rápidas "Touchy!" e "You Are The One". Verdadeiros flash backs!!!
 "Touchy!

"You Are The One"

No ano de 1990, o A-ha fez a regravação da música "Crying in the Rain" de um grande sucesso de 1962, da dupla The Everly Brothers.

Em 1994 os integrantes to A-ha decidiram seguir carreiras solo.

No ano 2000 voltam a gravar um novo álbum de estúdio, destaque para "Summer Moved On".

Em 2002, a música “Lifelines”. Na minha opinião a última boa canção do A-ha. E uma bela letra.

A turnê de despedida do A-ha aconteceu em 2010. Eles fizeram shows no Brasil, deixando nos fãs um gostinho de saudade daquelas músicas inesquecíveis dos anos 80.


Porém, em agosto de 2011 o A-ha fez uma apresentação especial na cidade de Oslo, Noruega, em homenagem as vítimas do atentado que deixou 77 mortos em julho.


Texto de Daniel Vito

4 comentários:

  1. A banda mais reverenciada de minha vida! Um orgulho que passarei para meus filhos!

    ResponderExcluir
  2. umas das melhores bandas de rock progressivo da decada de 80 e 90, adoro até hoje.

    ResponderExcluir
  3. O clip da musica Take on me,assisto incessantemente até hoje.

    ResponderExcluir
  4. O clip da musica Take on me,assisto incessantemente até hoje.

    ResponderExcluir