quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Magia de Barry Gibb, dos Bee Gees

O mês de setembro começa com festa para um dos grandes gênios da músicaO dia primeiro é aniversário de 65 anos de Barry Gibb, cantor, compositor e produtor dos Bee Gees, uma das minhas bandas favoritas!  
Robin Gibb, Barry Gibb e Maurice Gibb 

Para comemorar, o blog “Papo do Som” faz uma merecida homenagem a um dos maiores artistas de todos os tempos.
Barry Gibb
Barry Alan Crompton Gibb nasceu em Isle of Man, Reino Unido. Mas logo a família se mudou de Manchester, na Inglaterra, para Brisbane, na Austrália.
Em 1959, Barry, ao lado dos irmãos gêmeos Robin e Maurice, formaram os Bee Gees e começaram a carreira tocando em programas de televisão australianos. O sucesso mundial chegou nos anos 60.

A canção que realmente lançou o trio ao estrelato foi "Massachusetts", de novembro de 1967, alcançando o topo nas paradas de vários países.

Outra música marcante é "I Started a Joke". Esta foi a primeira canção dos Bee Gees a chegar no primeiro lugar no Brasil, em 1968.

Barry Gibb possui uma das melhores vozes de todos os tempos, com graves e falsetes sensacionais. Alem de vocalista, é um grande guitarrista e violonista.

É também compositor e produtor de discos. Mais de 700 cantores já gravaram musicas de Barry Gibb. 
Ele está em quarto lugar entre os Compositores com mais canções que ficaram em primeiro lugar, com 16 músicas ao todo, perdendo apenas para Paul McCartney (com 32), John Lennon (26) e Mariah Carey (17).

Em 1971, a banda teve seu primeiro grande sucesso nos Estados Unidos: a maravilhosa balada "How Can You Mend a Broken Heart?". 

No ano de 1976, os Bee Gees então decidiram embarcar na música Disco. Eles lançaram o LP Children of the World, o primeiro álbum Disco da banda, que continha o hit "You Should Be Dancing", um clássico, que fez parte do filme "Saturday Night Fever" (Os Embalos de Sábado à Noite).

Assim, os Bee Gees foram convidados a gravar a trilha sonora do filme "Saturday Night Fever", que na época bateu todos os recordes de vendagens. É o segundo álbum mais vendido de todos os tempos, atrás apenas de “Thriller”, de Michael Jackson.

As músicas "Stayin' Alive", "Night Fever" e a romântica "How Deep Is Your Love?" alcançaram o primeiro lugar em vários países, no auge da era Disco, graças a popularidade do filme. 
"Stayin' Alive"

"Night Fever "(com tradução)

"How Deep Is Your Love?" 

Outra canção de destaque do álbum "Saturday Night Fever" é "More than a Woman". Muito boa!


Eu sou um grande fã dos Bee Gees, gosto muito das canções deles e é praticamente impossível dizer qual é a minha favorita. 
Uma das que eu mais gosto é “Wish You Were Here”, de 1989, (a letra em português diz "Eu Queria que Você Estivesse Aqui"). Porém, poucas pessoas sabem que essa música é uma homenagem ao irmão mais novo, Andy Gibb, que morreu em 1988, aos 30 anos, vítima de problema cardíaco. Uma verdadeira poesia de amor. 


Uma balada que não poderia esquecer é "Love So Right", do álbum Children of the World”, de 1976.

Para encerrar este especial, mais uma canção magnífica: "For Whom The Bell Tolls", de 1993, e que até hoje é muito tocada nas rádios.

Em 1994, Barry Gibb foi incluído no "Hall da Fama dos Compositores".

Confira alguns números fabulosos sobre os Bee Gees:

= O Grupo está na lista dos 10 maiores vendedores de discos de todos os tempos, com mais de 250 milhões de cópias.

= O álbum "Saturday Night Fever" é a trilha sonora mais vendida da história da música, com mais de 40 milhões de cópias.

= É a banda que teve mais músicas em primeiro lugar na década de 1970 com nove canções no total, segundo a Billboard.

= Foram incluídos no Hall da Fama de Grupos Vocais, no Hall da Fama do Rock and Roll, no Hall da Fama dos Compositores e ganharam nove prêmios Grammy.

= E são considerados pela maioria da crítica musical, a segunda maior banda da história em todos os tempos, pelo conjunto da obra, atrás apenas dos Beatles.


Depois de tudo isso, nem preciso mais falar nada sobre a importância dos Bee Gees no cenário musical.


Texto de Daniel Vito

10 comentários:

  1. Daniel amei o texto sobre Bee Gees eu amo eles e acho que eles são sensacionais,não me canso de dizer parabéns pelo blog é demais..e Bee gees ninguem resiste né..Bjos.

    ResponderExcluir
  2. é minha banda preferida também! valeu pela postagem, vc fez uma bela homenagem. Bee Gees jamais serão esquecidos.

    ResponderExcluir
  3. é minha banda preferida também! valeu pela postagem, vc fez uma bela homenagem. Bee Gees jamais serão esquecidos.

    ResponderExcluir
  4. THE BEE GEES, COLOCA OS THE BEATLES, NO BOLSO FACIL FACIL . EM TUDO OS BEE GEES SÃO MELHORES DO QUE OS BEATLES PRINCIPALMENTE NO VOCAL DE BARRY GIBB E ROBIN GIBB ..... OS BEATLES SÃO DEMAIS MAIS NÃO SE COMPARA COM OS GRANDES BEE BEES .....................

    ResponderExcluir
  5. Tenho 36 anos e conheci os Bee Gees em 200 num especial da band que se chamava '' uma noite com Bee Gees''. Desde então venho acompanhando a carreira deles. Harmonia de voz perfeita, criativos e inovadores, sempre reinventando a própia musica através das décadas. Sou um fã incondicional.

    ResponderExcluir
  6. SEN SA CIO NALLL!! Se eu pudesse pedir algo solicitaria para atualizar os links dos vídeos.

    ResponderExcluir
  7. Também amo essa banda é a minha preferida

    ResponderExcluir
  8. Vozes inconfundíveis.parabens por deixar trilhas em nossas vidas

    ResponderExcluir