sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Especial Gloria Estefan

O "Papo do Som" continua resgatando os grandes nomes da música mundial.
Desta vez, o blog abre espaço para a bela voz de uma cubana, radicada nos Estados Unidos: Gloria Estefan, que no dia 1º de setembro completou 54 anos.

Ela está na lista dos cem artistas que mais venderam discos de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias no mundo todo.

Gloria Maria Milagrosa Fajardo nasceu em Havana e com menos de dois anos a família dela teve que se mudar para Miami devido a razões políticas. O pai dela era guarda-costas do ditador deposto por Fidel Castro, Fulgencio Batista.

Na Universidade de Psicologia, conheceu Emílio Estefan, que na época já tinha um grupo musical chamado "Miami Latin Boys".
Ela foi convidada para participar da banda que mudou de nome e passou a se chamar "Miami Sound Machine". Glória e Emílio se casaram em 1978 e a união dura até hoje.

O primeiro sucesso mundial do Miami Sound Machine foi com a música “Conga”, do álbum "Primitive Love", de 1985.

Neste mesmo disco surgiram outros hits como: "Words Get In The Way" e "Bad Boy".
"Words Get In The Way

"Bad Boy"

O disco seguinte "Let It Loose", de 1987, foi um dos mais sucedidos da sua carreira, destaque para: "Can't Stay Away From You".

Em 1989 foi lançado o disco "Cuts Both Away", mais um sucesso mundial com os singles: "Don't Wanna Lose You" e "Here we Are" (essa canção é fantástica!).
"Don't Wanna Lose You"

"Here we Are"

No ano de 1991, Gloria Estefan começa carreira solo. E em 1994, ela grava o disco, onde canta sucessos de outros artistas (como Carole King, Elton John, Neil Sedaka).
Escolhi duas belas canções: A primeira, “It’s Too Late”, regravação de Carole King, de 1971

A outra, “Traces”, original do grupo Classics IV, de 1969.

Talvez o último grande momento de Glória Estefan foi em 1996, com a música “Reach”, tema dos Jogos Olímpicos de Atlanta. No encerramento das Olimpíadas ela cantou para mais de um bilhão de pessoas, que acompanhavam o evento pela TV.
Depois disso, ela não alcançou mais os grandes sucessos de antes...

Ela continua a carreira e atualmente é uma das principais líderes internacionais do movimento de oposição ao regime comunista em Cuba.

Porém, as belas músicas de Glória Estefan continuam nas lembranças de muitas pessoas!!!


Texto de Daniel Vito

5 comentários:

  1. Dale GLORIA!!!!!A melhor!

    ResponderExcluir
  2. Glória é uma das cantoras mais talentosas que já ouvi, suas músicas fazem parte da minha vida. Adoro escutar suas canções e dançar com seu ritmo contagiante.

    ResponderExcluir
  3. Gloriaaaa!!!!!!!Perfecta!!!

    ResponderExcluir
  4. Alcançou sim, 1998 disco Gloria e vário n.1 na Billboard, 1999 ficou em 2 lugar no Hot 100 com Music of my heart.

    Na última década vendeu milhões com 90 millas e Alma Caribeña e ganhou muitos Grammys.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, Gloria Estefan é uma das maiores cantoras que o muno já viu. Seu legado para música é enorme. Entretanto, discordo do menino quando ele disse que a carreira dela dele seu último suspiro em 1996. Gloria de lá pra cá já alcançou várias vezes o topo das paradas de sucesso da Billboard e mundial. O disco Gloria! de 1998 foi um êxito nas pistas de dança de todo o globo, além do dueto com Nsync em 1999 2º lugar do Hot 100, o Alma Caribeña de 2000 foi um dos disco mais vendidos daquele ano e trouxe vários sucessos no mundo latino. Gloria na década passada ficou realmente bastante omissa, mas conseguiu vários êxitos com seus discos lançados, claro, não como na década de 80, mas ainda sim bem expressiva. Sem conta do recorde que ela quebrou em 2012 como sendo a primeira mulher a estrear m 1º lugar diretamente na parada Latin Song da Billboad, onde só homens haviam conseguido tal feito. Enfim, Gloria realmente é uma grande artista.

    ResponderExcluir