sexta-feira, 22 de julho de 2011

Nos tempos do Flash House

No começo do mês de julho eu fui ao Sambódromo do Anhembi, de São Paulo, para curtir a grande festa do “Arraiá da Véia”, da Rádio Energia 97 FM.

O evento relembrou os grandes clássicos da dance music dos anos 70, 80 e 90. E me fez embarcar num turbilhão de sentimentos bons. Os tempos dos flash backs.

Quem tem mais de 30 anos lembra dos tempos dos grandes bailes da Over Night, Toco, Contra Mão, AeroAnta, Resumo da Ópera, Curto Circuito, Reggae Night, Apple, Pop Corn, Up&Down e outras tantas casas que fizeram história em São Paulo. Quem é mais novo e não viveu essa época, poderá ouvir agora algumas das músicas que agitaram as pistas.

Eu curti muito os bailes no começo dos anos 90; infelizmente não tinha idade suficiente para entrar nos anos 80. Fui muitas vezes no Túnel do Tempo da Over Night, nas Domingueiras da Apple e da Pop Corn. Um tempo realmente inesquecível.

Agora vou resgatar alguns dos grandes clássicos das pistas. Olha, foi difícil separar só essas, porque tem muita música boa.

Vou começar com a clássica "Pump up the Jam", de 1989, do grupo belga Technotronic ... O pessoal no Brasil chamava a música de “poperô” (por causa da pronuncia “pump it up”)... e o "poperô" virou sinônimo do estilo musical... Só de ouvir, eu fecho os olhos e lembro das pistas bombando... da galera fazendo os “passinhos”... era demais!!!!

A segunda música escolhida é Snap – "I got the Power", lançada em 1990...  Foi o primeiro single do grupo, surgido na Alemanha.

O ano de 1990 reservava mais uma canção que estouraria nas pistas do mundo: "Unbelievable" – EMF, uma banda britânica... Não conhece a música pelo nome? então escute e relembre!!!!
Uma curiosidade: EMF significa "Epsom Mad Funkers"  o nome de um fã clube da banda New Order. 


Outro artista que fez muito sucesso no fim dos anos 80 foi Stevie B... Uma das canções mais famosas foi: "Spring Love", de 1988.
Stevie B teve vários empregos antes da fama, entre eles lavador de carros e atendente de lanchonete fast food... e era nesse período que ele começou a escrever as suas músicas. Stevie B é chamado de "Rei do Freestyle", o ritmo de música marcante pelas batidas e suíngue, surgido nos Estados Unidos no fim dos anos 70. O estilo nasceu nos bairros pobres de Nova Iorque e depois seguiu para Miami (por isso, muita gente chama o ritmo de "Miami Beat").

A próxima música que escolhi é do rapper norte americano MC Hammer, que ficou marcado por esta música: "U Can't Touch This".

Quem também abalou as pistas foi Noel, nascido no bairro do Bronx, nos Estados Unidos. Eu separei uma das minhas músicas favoritas de Flash House: "Like a Child". de 1988.

A próxima canção que eu selecionei é de um grupo italiano que se eu falar o nome todo mundo saberá: Double You, grupo de eurodance criado em 1985. O vocalista é William Naraine, filho de pai indiano e mãe italiana, mas nascido em Londres, na Inglaterra (que confusão, hein.. rsrs). Uma das canções dele de maior sucesso é "Run to me".  Detalhe: Eu cheguei a ver um show do Double You em 2002 no antigo Olympia!!!

Agora vou falar de um rapper norte americano branco, chamado Robert Matthew Van Winke, mais conhecido como Vanilla Ice, nascido no Texas. A música de maior sucesso dele é  "Ice Ice Baby" que agitou as baladas da época!!!

Essa canção que separei é de uma das maiores "fraudes" da história da música. A dupla Milli Vanilli, formada por Fab Morvan e Rob Pilatus, e teve como criador o produtor alemão Frank Farian. O Milli Vanilli estourou nas paradas de sucesso com a música "Girl you know is true", de 1989.
A dupla virou grande sucesso e chegou a ganhar o Grammy de Melhor Artista Revelação de 1990, mas o prêmio foi revogado depois que descobriram que não eram eles que cantavam de verdade. 

O próximo artista escolhido foi Haddawaynascido em Trinidad e Tobago. Ele é um músico de eurodance e house music. Ele cresceu na Europa e nos Estados Unidos, e vive em Kitzbühel, Áustria. Fez muito sucesso no mundo no período 1993-1996. Uma das músicas mais famosas é "What's Love". 

Essa canção foi um dos grandes clássicos das pistas. "Cinema", de Ice MC, cantor britânico com nome verdadeiro Ian Campbell. Na música, ele faz uma homenagem aos principais nomes de Hollywood, como " John Wayne, Eddie Murphy, Alain Delon"... Uma viagem:

Encerrando o especial Flash Back, outro grande sucesso: "All That She Wants", do Ace Of Baseuma banda dance e pop da Suécia constituída por dois homens e duas mulheres. O grupo primeiramente teve sucesso na Dinamarca, depois Alemanha, o resto da Europa, Ásia, antes de conquistar a América.

Vou confessar uma coisa; após escrever este texto e ouvir esses clássicos, senti uma saudade daquela época maravilhosa!!!


Esse CD eu tenho!!!.. Muito bom!!!

Com certeza, farei outros textos sobre os flash backs que agitaram as pistas dos anos 70, 80 e 90!!!! Separei tanta música que dá para fazer vários especiais.


Texto de Daniel Vito


4 comentários:

  1. Dani...sensacional...eu também vivi tudo isso. Lembra da fraude do Mili Vanilli? hahahahah...E o Jonhy Bravo cantando ice ice baby. Eu achava ele lindoooo (aff). Essa músicas são demais. Tbem voltei no tempo. Ainda bem que vivemos isso. Esse pessoal de hoje em dia nao terá do que lembrar. Lembrar do Fresno? ARGH!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Lembrar do Fresno e do Restart! ARGH duas vezes. Vivi um pouco dos 80 e curti bem os anos 90, queria ter uma máquina de voltar no tempo com a maturidade que tenho hoje, poderia curtir muito mais do que curti aquela época maravihosa.
    Sem falar nas amizades que naquela época eram aternas. A todos que curtiram e principalmente viveram aquela época um forte abraço e aternas saudades.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso reelembrar os tempos que ainda havia o respeito e união mas fé em Deus que tudo da certo !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Foi e ainda é top das Galáxias o flashback!!!
    Era um tempo mágico que vivi
    Muitas saudades

    ResponderExcluir