O blog Papo do Som inicia um novo quadro: “Você se Lembra?”, que contará, a cada semana, a história de artistas que fizeram sucesso de forma repentina, com uma canção, um disco, ou por um curto período, e depois sumiram.... Quem nunca comprou um disco ou CD de algum cantor por causa de uma música apenas?
Com certeza, vou resgatar muita música boa, do fundo do baú e histórias surpreendentes.
Para começar, vou falar sobre uma das melhores canções da MPB, um clássico de 1976. “Nuvem Passageira”, do cantor gaúcho Hermes Aquino. A música foi trilha da novela Casarão, da TV Globo.
"Nuvem Passageira" fez tanto sucesso que muitos costumam pensar que a carreira de Hermes Aquino resume-se somente a ela. Ele tem outros sucessos, embora de menor porte, como "Longas Conversas", "Desencontro de Primavera", e "Santa Maria".
O cantor Tom Zé chegou a afirmar numa entrevista, em 2010, que gostaria de ter sido o compositor de "Nuvem Passageira".
Mas a carreira de Hermes Aquino já vinha de dez anos antes, inclusive como raro representante gaúcho do tropicalismo.
Morando em São Paulo, desde a segunda metade dos anos 1960, Hermes só conseguiu gravar seu primeiro LP, Desencontro de Primavera em 1977, pelo selo Tapecar; no ano seguinte, mudou-se para a gravadora Capitol, que lançou seu segundo LP, Santa Maria.
Mas Hermes se desentendeu com a gravadora - o que fez com que este LP não repetisse o sucesso do anterior a ponto de voltar a seu estado natal.
Hermes Aquino tem 62 anos, vive no Rio Grande do Sul e realiza produção de jingles.
Agora confira mais uma música de Hermes Aquino: "Desencontro de Primavera". Bem legal.
Texto de Daniel Vito
Nenhum comentário:
Postar um comentário