quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eterno Exagerado: 21 anos sem Cazuza

O "Papo do Som" abre espaço para relembrar um dos maiores nomes da música brasileira: Cazuza...  No dia 07 de julho, faz 21 anos da sua morte.


Cazuza (nome verdadeiro Agenor de Miranda Araújo Neto, nascido em 4 de abril de 1958) sempre teve contato com a música. 
Graças ao ambiente profissional do pai, João Araújo, produtor fonográfico, Cazuza cresceu em volta dos maiores nomes da MPB, como Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto, Novos Baianos, entre outros. A mãe, Lucinha Araújo, também cantava e gravou três discos.

Em 1980 ele ingressou no grupo teatral Circo Voador.... Foi nessa época que Cazuza cantou em público pela primeira vez..

Cazuza no Barão Vermelho

No ano de 1981, o cantor e compositor Léo Jaime foi convidado para integrar a nova banda de rock carioca da época, mas não aceitou e indicou Cazuza aos vocais. Daqueles ensaios na casa do tecladista Maurício Barros, nasceu o Barão Vermelho; com Frejat na guitarra; Dé no baixo; e Guto Goffi na bateria.
Um dos primeiros sucessos foi "Todo Amor Que Houver Nessa Vida" , do álbum de estréia do Barão Vermelho, de 1982.


Em 1984, o Barão lança o disco "Maior Abandonado"... e a música título do álbum fez muito sucesso: 

No mesmo disco, mais duas grandes músicas:"Por Que a Gente é Assim?" e "Bete Balanço", que se tornou um dos clássicos da musica nacional.

Em janeiro de 1985, o Barão Vermelho se apresenta na primeira edição do Rock in Rio.
A apresentação tornou-se antológica por coincidir com a eleição do presidente Tancredo Neves e o fim da Ditadura Militar. Cazuza anunciou esse fato ao público e para comemorar, cantou "Pro Dia Nascer Feliz", do segundo álbum do Barão de 1983 .

Querendo ter mais liberdade para compor e se expressar musical e poeticamente, Cazuza deixou o Barão Vermelho em julho de 1985.
Ele lança em novembro de 85 o primeiro álbum solo, “Exagerado”. A canção título do disco foi um dos maiores sucessos e marca registrada do cantor. 

Destaque também neste álbum para a obra-prima "Codinome Beija-Flor"


1986, Cazuza gravou o segundo álbum solo “Só Se For A Dois”... O maior sucesso foi "O Nosso Amor A Gente Inventa (Uma Estória Romântica)"

Em 1988 Cazuza lança o disco “Ideologia”... "Meus heróis morreram de overdose; Meus inimigos estão no poder. Ideologia, eu quero uma pra viver!!!"
Confira esta grande música.


Outra faixa de sucesso deste álbum "Faz Parte Do Meu Show"..... Eu Lembro que tocou muitas lvezes no programa "Love Songs"


No ano de 1989 é lançado o disco "Tempo Não Pára", gravado no Canecão durante turnê e se tornou grande sucesso.
Confira dois vídeos deste show:.. "Vida Louca Vida" e "Preciso Dizer Que Eu Te Amo"


.


Em fevereiro de 1989, Cazuza declara que era soropositivo. Foi o primeiro artista brasileiro a declarar publicamente ter o vírus HIV, ajudando assim a criar consciência em relação à AIDS.

O álbum "Burguesia" (de 1989) foi gravado com o cantor numa cadeira de rodas e com a voz nitidamente enfraquecida.

No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre aos 32 anos em decorrência de complicações da AIDS.

Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.
Rebelde, polêmico e boêmio... Isso não importa: As letras e músicas de Cazuza jamais serão esquecidas! 


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário