segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bon Scott: A voz do AC/DC

Nesse texto, eu vou contar um pouco da história de um dos melhores artistas da história do rock n’ roll: Bon Scott
Se estivesse vivo, ele completaria 65 anos, no dia 09 de julho.


Ronald Belford Scott nasceu na Escócia, mas aos 6 anos de idade foi morar na Austrália... e depois, tornou-se vocalista de uma banda da qual eu sou um grande fã: o AC/DC, grupo formado em 1973 na cidade de Sydney, pelos irmãos Angus e Malcolm Young.
O AC/DC é uma das bandas pioneiras do heavy metal... e isso se deve, em parte, ao talento e carisma de Bon Scott.

Antes de entrar na banda, ele era motorista do AC/DC... até que em 1974 foi convidado para substituir Dave Evans nos vocais.
Em 1975, grava o primeiro álbum, “High Voltage” que virou um grande sucesso, com a música tema do disco.

Outra faixa que também fez sucesso foi "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)". O disco chama muita atenção pela faixa de abertura, aonde Bon Scott toca um solo de Gaita de Fole, instrumento o qual ele aprendeu a tocar na Escócia, quando jovem.

1975, vem o álbum “T.N.T”, que levou apenas três semanas para ser gravado. O sucesso foi tamanho que Malcolm Young e Bon Scott tiveram que convencer aos outros membros da banda de que seria melhor que se mudassem para a Inglaterra.

Em 1976, a banda lança o álbum chamado "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", eu gosto muito da música tema do disco.

Neste mesmo ano, o AC/DC lança uma das canções de maior sucesso, “Jailbreak”. O vídeo é demais!

No ano de 1977, o AC/DC grava o disco “Let There Be Rock”. O clipe dessa música é muito engraçado, com Bon Scott vestido de padre.

Outro destaque do disco fica para a música “Whole Lotta Rosie”, uma das minhas favoritas do grupo.

Powerage” é o quinto álbum da banda.... e a principal música foi "Rock 'n' Roll Damnation".
          
Julho de 1979, é lançado "Highway to Hell". Este seria o último trabalho de Bon Scott. O álbum foi um grande sucesso e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Bon Scott faleceu em 19 de fevereiro de 1980, aos 33 anos, após consumir na noite anterior uma grande quantidade de álcool. Mas até hoje morte dele não foi bem explicada. Ele foi enterrado no cemitério de Fremantle, na Austrália. E no ano de 2008 foi inaugurada uma estátua de bronze do cantor.

O AC/DC considerou por algum tempo a separação, porém, Brian Johnson foi selecionado para o lugar de Bon Scott. Mais tarde, em julho de 1980, a banda lançou o seu álbum mais vendido, “Back in Black”.

É claro que eu também gosto do estilo do Brian Johnson, mas prefiro escutar o AC/DC na voz de Bon Scott.

Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. Ótimo texto amigo, minha banda preferida, AC/DC. Bon Scott pode ter sido a melhor faze da banda, mais na minha humilde opniao, Brian Johnson esta cumprindo seu papel perfeitamente, e nao sou capaz de comparar um com o outro, ambos musicos excelentes...

    ResponderExcluir
  2. ac/dc não é heavy metal e sim Hard Rock

    ResponderExcluir