sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festa para Alceu Valença: 65 anos!!!

Dia 01 de julho de 2011.... É aniversário de 65 anos do pernambucano Alceu Valença, um dos grandes ícones da música brasileira.


Este texto é uma homenagem a um dos artistas nacionais que eu mais gosto:... Alceu representa a alegria do povo.

Seu disco de estréia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo, em 1972.
Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.

Porém o sucesso chegou no ano de 1980, quando lançou o LP "Coração Bobo"... essa música, título do álbum, é uma das minhas favoritas.

O som de Alceu Valença sempre me faz lembrar de praia, natureza, liberdade, alegria... Recordo das vezes que fui para Trindade (praia nativa no litoral sul do Rio de Janeiro), no fim dos anos 90... um dos sons essenciais era o de Alceu Valença.
E uma das canções que me faz lembrar de Trindade é “Como Dois Animais” , do álbum "Cavalo de Pau", de 1982.

Neste mesmo álbum, outro grande sucesso: “Tropicana” (Morena Tropicana)... Esse vídeo é de uma presentação histórica, no Rock in Rio de 1985.  

Em 1983, Alceu Valença lança o álbum Anjo Avesso, com um clássico: “Anunciação”... O início desta música é fantástico!!!

Outra música entre as minhas favoritas é “Girassol”, do CD "Leque Moleque", de 1987...
“Um girassol nos teus cabelos Batom vermelho, girassol Morena flor do desejo Ah, teu cheiro em meu lençol!!! Desço pra rua, sinto saudade Gata selvagem, sou caçador Morena flor do desejo Ah, teu cheiro matador!!!

É claro que não poderia esquecer de “La Belle De Jour”, uma das mais bonitas de Alceu Valença.... Lançada em 1991, no álbum “7 Desejos”..... 
Para dizer a verdade, eu imaginava que essa música fosse mais antiga, dos anos 80, mas ao pesquisar vi que era de 1991.. vivendo e aprendendo!!!!

Em 1996, um álbum marcante na música brasileira: “O Grande Encontro”, com Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho.....

Sem esquecer que Alceu Valença é um dos embaixadores do Carnaval de Pernambuco. O bloco de Alceu, chamado "Bicho Maluco Beleza", existe desde 1992. Os fãs ficam em frente à sua casa, na Rua São Bento, em Olinda, cantando as suas músicas... Quando ele aparece na sacada é sinal de que a farra está na hora de começar.
Segue uma das principais músicas de carnaval interpretadas por ele: "Voltei Recife"


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário