segunda-feira, 7 de maio de 2012

Rock Brasil – Parte 8 (O Rock dos anos 70 II) - por Rogério Moreira


Continuando a falar sobre o rock brasileiro nos anos 70, uma banda considerada precursora do movimento punk no Brasil e que foi apadrinhada pela cantora e jurada Aracy de Almeida, foi o Joelho de Porco. Começaram em 72, com um compacto simples produzido pelo Mutante, Arnaldo Baptista.

Pelo Joelho de Porco, passaram Tico Terpins, que foi um bem-sucedido publicitário, o ator Ricardo Petraglia e nos anos 80, Zé Rodrix...Três músicas bem representativas da banda foram...:
 "Boeing 723897"

"Mardito fiapo de manga"

"Aeroporto de Congonhas"

Outra banda supercultuada foi o Casa das Máquinas. Eles se reuniram em 73 e foram considerados os novos IncríveisAliás, dois ex-integrantes dos Incríveis fizeram parte da banda: Netinho (baterista) e Aroldo (guitarrista). 

Gravaram seu primeiro LP em 74, seguindo uma linha mais hard rock. A primeira música a fazer sucesso da banda foi "Vou morar no ar", do segundo LP, "Lar de Maravilhas", de 1975.

Em 76, entra o vocalista Simbas que, com um visual andrógino, grava o disco de maior sucesso da banda -  "Casa do rock" - cuja faixa título é um hino do rock nacional.

As faixas "Londres" e "Certo sim, seu errado" também tiveram destaque...




O grupo Casa das Máquinas terminou em 78. O principal motivo parece ter sido uma briga entre alguns integrantes da banda e um cinegrafista da TV Record que resultou na morte do mesmo.
Outro motivo foi que bandas como o Casa das Máquinas eram taxadas pela ditadura militar como maconheiros, bichas, arruaceiros e marginais. Por isso tinham muita dificuldade de se apresentar na TV. Nos anos 2000, a banda se reuniu para algumas apresentações eventuais.

E termino esta segunda parte sobre o rock dos anos 70 com o grupo Vímana. Mais conhecida por ter entre seus membros Ritchie, Lulu Santos e Lobão, o Vímana seguia a linha do rock progressivo. Não chegaram a fazer sucesso. Inclusive o seu primeiro compacto - "Zebra" - de 77, foi arquivado pela Som Livre com o argumento (estúpido) de não haver público para o rock no Brasil.
Foto do Vímana 

Em 75, o Vímana participaria do "Hollywood Rock". Este festival, talvez o primeiro do gênero aqui no Brasil, foi realizado por Nélson Motta e além do Vímana, teve a participação de Rita Lee & Tutti-Frutti, Raul Seixas, Erasmo Carlos e Celly Campello...Aqui uma apresentação do Vímana, ainda sem Ritchie e Lobão, mas com Lulu Santos...
"Perguntas"

Quando o suiço Patrick Moraz, ex-Yes, começou a participar do Vímana, houve um desentendimento entre ele e Lulu Santos, a quem desprezava e que seria expulso da banda. Pouco tempo depois o Vímana se dissolveria...
Segundo muitas pessoas, Patrick Moraz queria transformar o Vímana no Yes Brasileiro, ou melhor, num grupo melhor que o Yes... Não preciso dizer mais nada...
Ah! o Lobão acabou roubando a esposa de Patrick Moraz, a brasileira Liane Monteiro, que viria ser a sua primeira esposa....
Aqui, uma faixa do Vímana com o vocal de Ritchie...
 "Zebra" c/ vocal de Ritchie

No próximo post falarei sobre Secos & Molhados, Bixo da Seda e outros...

Abraços,


Para quem ainda não leu as cinco primeiras partes do especial Rock Brasil, seguem abaixo os links:



Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário