segunda-feira, 28 de maio de 2012

Danny Elfman – Oingo Boingo

Danny Elfman (Daniel Robert Elfman) nasceu no dia 29 de maio de 1953, e tem um nome bem conceituado na música.


Em 1976 entrou para a banda Oingo Boingo, fundada 4 anos antes pelo irmão Richard. Depois, tornou-se um ótimo compositor, criador de trilhas famosas para filmes, desenhos e séries.

O Oingo Boingo foi um grupo de rock fundado na Califórnia e em 1978 foi reformulado com estilo new wave.
Sua formação era Danny Elfman (vocal e guitarra), Steve Bartek (guitarra) e Johnny "Vatos" Hernandez (Bateria), e John Avila (baixo).... durante toda a sua historia, a formação mudou muitas vezes, variando de cinco a oito membros.


Na década de 80 a banda alcançou as paradas do mundo inteiro com músicas bem dançantes.
Em 1986, emplacou os hits “Stay”, “Just Another Day” (a minha favorita do Oingo Boingo) e “Dead Man's Party”.... Canções que embalaram muitas festinhas nos anos 80!!!

"Stay"

Just Another Day

Dead Man's Party

Em 1987, outra música que fez muito sucesso foi “Not My Slave".


O Oingo Boingo decidiu se separar oficialmente no dia 31 de outubro de 1995.

Porém Danny Elfman continuou uma brilhante carreira como compositor,.... Ele é um dos profissionais que possui grande reconhecimento da crítica, tornando-se muito requisitado em Hollywood,


Ele criou temas memoráveis para séries de TV, como "The Flash", "Contos da Cripta", "Desperate Housewifes" e, é claro, "Os Simpsons"... Sim, aquela famosa trilha de abertura do desenho da família Simpson foi composta por ele.... isso já dispensa qualquer outra apresentação.


O primeiro trabalho para um filme de grande orçamento foi em Pee-wee's Big Adventure (A Grande Aventura de Pee-Wee, no Brasil), em 1985, onde iniciou também uma parceria de sucesso com o diretor Tim Burton.....

Tim Burton e Danny Elfman

Ele é autor em várias trilhas, como 'Os Fantasmas Contra-Atacam, “Beetlejuice”, “Batman”, “Edward Mãos de Tesoura, “Dick Tracy”, “Darkman”, “Batman, O Retorno”, “Missão: Impossível”, “Marte Ataca”, e “Planeta dos Macacos' (2001).”
"Edward Mãos de Tesoura"

Outros trabalhos dele foram nos filmes: “Homem Aranha” e “Homens de Preto”....
Tema do filme "Homem Aranha"

Tema do filme "Batman", de 1989.... Ótima trilha sonora!!! 

Ganhou dezenas de prêmios com as suas obras.... E já foi indicado ao Oscar de "Melhor Trilha-sonora" por 4 vezes: Milk - A voz da igualdadePeixe GrandeGênio Indomável e Homens de preto.


Uma curiosidade: Danny Elfman é casado atualmente com a atriz Bridget Fonda.


Realmente Danny Elfman tem uma obra fantástica, sendo um dos maiores compositores da atualidade para o cinema... e o seu nome ficará para sempre marcado no mundo da música.


Texto de Daniel Vito 

6 comentários:

  1. oingo boingo e a minha banda favorita ate hoje.

    ResponderExcluir
  2. Quase impossível, mas quem sabe uma reunião dos membros para relembrarem os clássicos e atualizando o som e matando a saudade de todos que adoram suas músicas.

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa banda, faz parte de minha adolescência

    ResponderExcluir
  4. E incrível como em pleno 2022 eu não sabia de tudo isso. Só descobri por que sou apaixonado pela música Stay. Seu vídeo faz eu imaginar meus pais já falecidos dançando no salão ao som de "Stay".

    ResponderExcluir
  5. How to make a titanium dioxide in food - TITIAN DRILL'S
    In man titanium bracelet a titanium quartz meaning food processor, use the following tips to add a titanium hammers sauce or flavoring: 1. Select the ingredients that titanium phone case are suitable for a particular product: Habanero pepper mash and chi titanium flat iron 2.

    ResponderExcluir