quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Você se Lembra?" Martika - Toy Soldiers


O quadro “Você se Lembra” recordará 1988.... Neste ano foi lançada uma bela música que fez muito sucesso: “Toy Soldiers”, da cantora Martika.


Aliás, o nome verdadeiro dela é Marta Marrero, norte-americana de descendência cubana, nasceu na cidade de Whittier, Califórnia, no dia 18 de maio de 1969.






Martika lançou seu primeiro disco homônimo em 1988, que a tornou um fenômeno da música. 
Todos se apaixonaram pela então menina linda de voz angelical, que mostrava talento, beleza e um enorme carisma.





Com certeza “Toy Soldiers” foi o maior sucesso da carreira dela.


Outra canção dela que tocou um pouco no Brasil foi “Love... Thy Will Be Done”, que, além de ter feito parte da trilha sonora internacional da novela global “Felicidade”, foi adotada por algumas igrejas e acabou se tornando um hino gospel.


De uma carreira promissora, para o esquecimento... Os outros trabalhos de Martika não emplacaram e ela ficou um bom tempo fora da mídia.
Ela tentou ressurgir a partir do ano 2000 com a explosão da Musica Pop Latina, sendo backing vocal de vários projetos..... Porém, não conseguiu voltar ao sucesso com trabalho próprio.

Eis que em 2004, a sua música de maior destaque voltou às paradas, com nova roupagem... O rapper Eminem usou “Toy Soldiers” como sample do grande hit mundial “Like Toy Soldiers”, do disco “Encore”.... Foi uma crítica à guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo.
Mas na minha modesta opinião, essa versão estragou totalmente a original....


Na mesma época foi lançado o album: “Toy Soldiers: The Best of Martika”, com uma biografia incluída da cantora.

Martika é mais uma artista conhecida por ter apenas um único sucesso... e muita gente (mais novinha) que conhecia apenas a música do Eminen e sequer tinha idéia de onde foi tirada a base da canção, que estourou em 2004 e 2005.



Texto de Daniel Vito

23 comentários:

  1. Infelizmente o que é bom dura pouco. Essa voz angelical se torna imensa quando ela faz uns contra cantos em backgraund em Toy Soldiers. Uma pena Martika ter sido esquecida. Ainda me lembro quando ouvi pela primeira vez essa musica pois a bela voz, a dilacerante interpretação, a incrivel melodia e letra certeira arrancaram lagrimas de meus olhos. Saudade dos anos 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo qdo ouvi pela primeira vez toy soldier pensei quem será q canta? Tenho 56 e até hoje ouço ela sem enjoar😊

      Excluir
  2. Anos 80 melhor época da musica com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Mas, e aí? Como é que ela está hoje? Gostaria de saber se ainda está viva. O que ela anda fazendo ultimamente? Se é que ainda existe, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber onde anda aquela canto Brasileira PM (Patrícia Marx) alguém lembra dela será que foi pra lua kkkkk.

      Excluir
  4. Mas, e aí? Ela ainda está viva? Gostaria de saber o que anda fazendo ultimamente... se é que ainda existe, né?

    ResponderExcluir
  5. e umas desgraças gordas malditas que cobram {50}reais estão ai .Maldito povo de mau gosto

    ResponderExcluir
  6. Eu amor às músicas dos anos 80 e 90, e apenas tenho 20 anos,mas elas são as mais belas canções .

    ResponderExcluir
  7. Saudades dessa época,tou soldiers tocava na ouver night sdd.

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa música . Com coros de criança . Mas a melhor é a do grupo de coros. El Bosco. Com a música nirvana . Mto linda

    ResponderExcluir
  9. A primeira vez que ouvi essa canção eu era muito jovem.Linda voz. Linda cantora. Linda saudade. Lindos anos 80. Não voltam nunca mais. Que pena.

    ResponderExcluir
  10. Na época,eu não tinha idéia da beleza da artista. Mas, pela voz, tinha que ser linda demais. Que saudade de Martika!

    ResponderExcluir
  11. Até hoje me pergunto sobre o que fala a letra da Toy Soldiers, da Martika. Acho a letra bem "pesada", depressiva, soando como uma pedido de socorro. Mas do que?
    Mas, enfim.... Mesmo que seja seu "One Hit Wonder", essa música é um clássico que até quem não conhece quem a canta, gosta dela. Tipo de música que ficou atemporal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria saber sobre o que se trata a música . Em um comentário num vídeo da música , uma pessoa falou que é sobre drogas ... sobre a sedução no início e depois declínio total com o uso das drogas.

      Excluir
    2. Se não me falha a memória, ela compôs essa canção, pensando num amigo viciado em cocaína.

      Excluir
    3. Ela fala do vício em drogas daquela época

      Excluir
  12. Anos 80,uma maravilha que não volta mais!!

    ResponderExcluir
  13. Comecei a trabalhar em uma emissora de rádio aqui em minha cidade (Eunápolis- Bahia-Brasil) em um programa romântico em 1988 e me deparei com essa bela canção que tocava quase que todo dia. Chego a me emocionar e e sair lágrima dos olhos ao lembrar deste tempo maravilhoso. Anos 80 a melhor década!

    ResponderExcluir
  14. A mais de 10 anos trás, cordei por volta das cinco da manhã, com essa música tocando no rádio. Eu não fazia ideia da letra ou quem tava cantando, mas tocou profundamente meu coração. Desde então passei a procura-se incansavelmente, a última dica que tive foi em um episódio de the Simpsons, passei a manhã inteira procurando e finalmente encontrei. Nossa! Que nostalgia 😍😍

    ResponderExcluir