quinta-feira, 31 de maio de 2012

45 anos de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"


O Papo do Som começará o mês de junho com um super especial... 
Falaremos sobre o disco que mudou a história da música moderna e do rock n' roll, além de influenciar toda uma geração.... e este álbum está completando 45 anos.
No dia 1º de junho de 1967, os Beatles lançavam "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", o oitavo LP do quarteto de Liverpool.


As gravações do disco começaram no dia 6 de dezembro de 1966 e teve a colaboração fundamental de George Martin, nos estúdios Abbey Road de Londres.

Foi produzido no início da era hippie, e quebrou todas as barreiras da música pop.. uma verdadeira obra de arte, considerado por muitos críticos e pesquisas como o maior disco de todos os tempos.
Surgiu num momento delicado da banda, pois muitos acreditavam que era o fim da Beatlemania.


Ao todo, foram 129 dias com um total de 700 horas de gravações..... Considerado como álbum inovador desde sua técnica de gravação até a elaboração da capa.... também foi o início da psicodelia na música que marcaria os anos seguintes. 
Apenas como comparação, quatro anos antes, os Beatles gravaram seu primeiro álbum, "Please Please me", em um único dia.

Todas as vozes e os instrumentos passaram por manipulação técnica e muitos efeitos foram colocados nas canções.

Uma das lendas diz que o ”Sgt. Pepper’s” foi influenciado pelo disco “Pet Sounds” (1966) dos Beach Boys, e que Brian Wilson, líder da banda, teria sido influenciado para a criação do álbum após ouvir o Rubber Soul, dos Beatles, de 1965.

Para fazer a capa do LP, os Beatles fizeram uma montagem fotográfica na qual os quatro integrantes aparecem vestidos com uniformes de guerra de cores chamativas e cercados por várias celebridades como Marlon Brando, Marilyn Monroe e Bob Dylan..... É a capa mais famosa da história.


Além disso, a contracapa do álbum foi outro marco: pela primeira vez, as letras das canções apareciam impressas num disco.
O disco ganhou 4 prêmios Grammy, entre eles “Álbum do ano” e melhor capa..


E mesmo 45 anos depois, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" continua sendo um marco antológico da música.

Agora,vou colocar todas as 13 faixas deste álbum espetacular.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – (Lennon/McCartney)
Faixa-título composta por Paul. A canção dá a ideia de um show ao vivo, onde a banda é apresentada. O final dela serve de “gancho” para a próxima canção.


With a Little Help From My Friends – (Lennon/McCartney)
Composição de John e Paul chamada originalmente de “Bad Finger Boogie”. Ringo canta, representando “Billy Shears”, que é apresentado no final da faixa anterior. Dois anos depois, no festival de Woodstock, Joe Cocker faz uma interpretação fantástica, tornando a versão dele melhor que a dos Beatles.


Lucy in the Sky With Diamonds – (Lennon/McCartney)
Apesar de tantas controvérsias, a ideia da composição foi tirada do desenho de Julian, filho de John sobre a “Lucy num Céu de Diamantes”.... e as iniciais formando a droga LSD seriam pura coincidência. Pelo menos é o que o próprio John garantia. Paul toca também um cravo com seu timbre modificado.


Getting Better – (Lennon/McCartney)
Paul compôs a música inspirado na frase de Jimmy Nicol, o baterista que substituiu Ringo em alguns shows da turnê de 1964. George Harrison toca um instrumento indiano chamado Tamboura e Ringo toca bongôs. Esta canção mudaria as estruturas básicas do rock, tranformando-o em algo totalmente novo. Com sua constante guitarra, a música fala de esperança em algo novo.


Fixing a Hole – (Lennon/McCartney)
Composição de Paul, que também toca cravo na gravação. A canção começou a ser gravada nos Regent Sound Studios, já que o Abbey Road estava ocupado no dia. Apesar de muitos acharem que se tratava do uso de heroína, a música fala sobre uma fazenda que Paul havia comprado recentemente e estava em reformas.


She’s Leaving Home – (Lennon/McCartney)
Maior parte da composição é de Paul, embora John tenha dado uma ajuda.
Só Paul e John cantam e os arranjos foram feitos por Mike Leander, porque George Martin não podia na ocasião e Paul não quis esperar. Martin declarou ter ficado chateado com Paul por isso.
Conta a história de uma notícia publicada no jornal Daily Mail sobre uma jovem que havia fugido de casa e seus pais... O nome da menina é Melanie Coe. Muitos consideram "She's Leaving Home" um dos grandes clássicos dos Beatles.


Being For The Benefit Of Mr. Kite – (Lennon/McCartney)
A letra da música é quase toda retirada de um cartaz de 1843, que anunciava as atrações de um circo.
Lennon declarou que essa composição serviu apenas para cumprir com seu trabalho no disco. Durante o processo de gravação, George Martin teve que atender ao pedido de John, que queria que determinado trecho da música tivesse “cheiro” de serragem.


Within You Without You – (Harrison)
Única composição de George para o disco. Só ele participa da gravação, cantando e tocando cítara. Outros músicos indianos participam da gravação. A canção fala de Deus e de amor, exaltando o lado espiritual do Beatle místico.


When I’m Sixty Four – (Lennon/McCartney)
Paul tinha essa composição quase toda pronta e foi feita em homenagem ao seu pai. Os clarinetes foram gravados por músicos contratados.
O ritmo é baseado em músicas dos anos 20 e 30, dando um tom de antiguidade. 


Lovely Rita – (Lennon/McCartney)
Outra composição de Paul, homenageando as controladoras de parquímetros (dispositivo para controle de estacionamento rotativo em vias públicas). George Martin toca o piano Honky Tonk.


Good Morning Good Morning – (Lennon/McCartney)
John se inspirou em um comercial de sucrilhos. É ele quem canta. Paul faz os solos de guitarra. A banda Sound Incorporated gravou os saxofones e trombones e os sons de animais foram tirados de fitas que a gravadora tinha.


Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) – (Lennon/McCartney)
A versão “reprise” da faixa-título tem uma pegada mais pesada e serve como um anúncio do final do show. Uma espécie de encerramento do concerto. Após essa faixa, vem o bis.


A Day In The Life – (Lennon/McCartney)
Uma verdadeira obra prima da música e uma das minhas canções favoritas dos Beatles.... John Lennon compôs a canção inspirado numa notícia sobre os buracos de Lancashir... Tem a participação de uma orquestra com 40 músicos e um despertador acionado interrompe a música. Então, Paul surge com uma nova música, até que John aparece novamente e a orquestra encerra a canção, de forma ainda mais presente e parando bruscamente. O último acorde dura quase um minuto...  simplesmente fantástico!!!... ótimo vídeo....



Referências sobre as faixas musicais:
The Beatles College
Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years,
O Baú do Edu



Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário