quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Teatro Lira Paulistana – por Rogério Moreira

Há 32 anos, no dia 25 de outubro de 1979, era inaugurado em São Paulo o Teatro Lira Paulistana, localizado na  Praça Benedito Calixto.

Logo da Lira Paulistana

Para quem não conhece, este teatro era um pequeno porão, mas foi muito importante para música brasileira. Além de palco de diversas manifestações culturais, o Lira ficou marcado pelas apresentações da Vanguarda Paulistana, composta por gente como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Ná Ozetti, Tetê Espíndola e grupos musicais alternativos como o Rumo, o Língua de Trapo e o Premeditando o Breque.

Foto da fachada da Lira Paulistana

Os principais nomes do rock paulista dos anos 80, como Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor e Violeta de Outono também pisaram neste palco. Em março de 85, abriria espaço para o punk-rock com um show do Ratos de Porão e do Cólera. Este evento punk foi para o lançamento do disco de estréia do Cólera, chamado "Tente mudar o amanhã". 
Vídeo raro do Cólera tocando no "Lira", e depois com entrevista no fundo do teatro falando sobre o que era ser punk em 1985.

Infelizmente, o Lira Paulistana fechou suas portas em 1986. Mas apesar do pouco tempo de existência, foi local que revolucionou a música popular brasileira!!!!

A escada de acesso ao teatro

Em 2009, foi realizado um documentário chamado "Lira Paulistana", contando a história do teatro e em dezembro daquele ano vários artistas que fizeram história neste palco, participaram de um show em comemorações aos 30 anos deste marco pra cultura da cidade de São Paulo. 
Para lembrar desta data, separei alguns nomes que passaram pelo "Lira":

Ira! - "Pobre paulista" (vídeo de 1983 no programa Radiola da Tv Cultura)

Língua de Trapo - "Tragédia afrodisíaca"

Premeditando o Breque - "Marcha da Kombi"

Ultraje a Rigor - "Zoraide"


Titãs - "Televisão"

Violeta de Outono - "Dia eterno"

Cólera - "Pela paz"

Um abraço,

Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo

Um comentário:

  1. Parabéns pelo ótimo texto Rogério!!!
    O teatro Lira Paulistana foi um marco na cultura do país, onde surgiram grandes nomes da música...
    Infelizmente não curti essa época, até porque ainda era muito pequeno (eu tinha 6 anos quando ele fechou), mas sempre escutei muitas histórias sobre este local.
    Essa é a missão do blog “Papo do Som”: o resgate da boa música!!!!!
    Abração!!!!
    Daniel Vito

    ResponderExcluir