segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Especial Zé Ramalho

Neste dia 03 de outubro é aniversário de um dos meus artistas nacionais favoritos: Zé Ramalho, que completa 62 anos.

José Ramalho Neto nasceu na cidade de Brejo do Cruz, na Paraíba.

As influências musicais dele são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores e repentistas), da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e outros), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan.


Quando tinha dois anos de idade, seu pai se afogou numa represa do sertão, e passou a ser criado por seu avô. A relação entre os dois seria mais tarde homenageada na canção "Avôhai", uma obra prima!


Zé Ramalho gravou seu primeiro álbum solo em 1977. Além de “Avôhai”, mais duas canções fizeram muito sucesso: “Vila do Sossego” e “Chão de Giz” (que recentemente foi trilha da novela "Cordel Encantado").
 “Vila do Sossego

Chão de Giz”

Em 1979, veio o segundo disco, “A Peleja do Diabo com o Dono do Céu”, recheado de músicas marcantes como: “Beira-Mar”, “Frevo Mulher” e a genial “Admirável Gado Novo” (esta última voltou a fazer muito sucesso ao ser trilha da novela o “Rei do Gado”, de 1996)
Beira-Mar 

Frevo Mulher

Admirável Gado Novo

O terceiro álbum foi lançado em 1981, com destaque para a música “A Terceira Lâmina”.


Os anos oitenta marcaram a queda no sucesso de Zé Ramalho. Uma possível causa dessa fase ruim seria o uso de experimentalismo na música.

Mas ele retornou aos seus tempos de sucesso em 1992 com a canção "Entre a Serpente e a Estrela", do álbum “Frevoador”. Ela foi utilizada na trilha sonora da novela “Pedra Sobre Pedra”.

Em 1996, gravou o álbum ao vivo “O Grande Encontro” com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, disco aclamado pela crítica e público.

Ouça "Táxi-Lunar", original de 1982, na versão de "O Grande Encontro II", desta vez sem a participação de Alceu Valença . 

Nos últimos anos Zé Ramalho fez Cds com tributos a artistas famosos:
Como: “Zé Ramalho Canta Raul Seixas”, “Zé Ramalho canta Bob Dylan”, “Zé Ramalho canta Luiz Gonzaga”.
Seu trabalho mais recente é o álbum “Zé Ramalho canta Beatles”, lançado em agosto de 2011, com regravações do Quarteto de Liverpool.

Para encerrar, duas ótimas canções: “Garoto de Aluguel (Taxi Boy)”

A Peleja do Diabo com o Dono do Céu” (uma das canções que eu mais gosto)


Viva a maravilhosa obra de Zé Ramalho, um grande representante da cultura nordestina e brasileira!!!! 


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário