terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 Anos Sem Renato Russo

No dia 11 de outubro faz 15 anos da morte de Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo, um dos maiores cantores e compositores do Brasil e eterno vocalista da Legião Urbana.


Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de março de 1960.
Em 1973 a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília. A primeira banda foi o Aborto Elétrico (formada em 1978), que durou quatro anos e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.

Renato Russo herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos, assumiu para sua mãe que era bissexual.


Em 1982, cria a Legião Urbana, onde permaneceu até sua morte.
Renato Russo se espelhava no trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure e especialmente Morrissey que era vocalista da banda The Smiths.

O primeiro álbum, chamado “Legião Urbana”, foi lançado em janeiro de 1985. Destaques para as músicas: "Será", "Ainda é cedo" e "Geração Coca-Cola".
"Será"
"Ainda é cedo
"Geração Coca-Cola"

O segundo LP, “Dois”, foi lançado em 1986. É considerado por muitos o trabalho mais romântico da Legião. "Tempo Perdido" e "Eduardo e Mônicase tornaram hinos da banda.  
"Tempo Perdido"
"Eduardo e Mônica"

Que País É Este 1978/1987” é o terceiro disco da Legião Urbana. Lançado em 1987, traz uma sonoridade mais pesada, além de canções compostas na época do Aborto Elétrico.
Além de “Que País É Esse”, outra faixa inesquecível é “Faroeste Caboclo”.
Que País É Esse
 Faroeste Caboclo

O álbum “As Quatro Estações”, de 1989, é considerado por muitos o melhor e mais inspirado trabalho do grupo, inclusive pelo próprio Renato Russo. É o álbum mais vendido da Legião.
Músicas legendárias como "Pais e Filhos", “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto” e "Monte Castelo" fizeram parte deste disco.
"Pais e Filhos"
Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto

"Monte Castelo" é a minha música favorita da Legião Urbana. A canção traz citações do poeta português Luís Vaz de Camões em seu soneto 10, além do capítulo 13 de Coríntios, livro da Bíblia.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria...


Lançado em Novembro de 1991, “V” é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado da vida, com a descoberta de que era soropositivo e problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, além do alcoolismo.
"O Teatro dos Vampiros", "Vento no Litoral" e "O Mundo Anda Tão Complicado” foram as faixas mais tocadas neste CD.
"O Teatro dos Vampiros"
 "Vento no Litoral
"O Mundo Anda Tão Complicado

Renato Russo ainda gravou 3 discos solo. O de maior sucesso foi “Equilíbrio Distante”, de 1995, onde cantou músicas italianas. Uma delas foi "Strani amori"

Em setembro de 1996 é lançado “A Tempestade”, o último disco lançado pelo líder da banda, Renato Russo, ainda em vida. Uma das músicas mais tocadas nas rádios naquela época foi "A Via Láctea".
"Quando tudo está perdido 
sempre existe uma luz....."

Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, em conseqüência de complicações causadas pela Aids. O corpo dele foi cremado e as cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

Ele atingiu o auge de sua carreira como músico, sendo reconhecido como um dos mais importantes compositores do rock brasileiro.


Texto de Daniel Vito


Nenhum comentário:

Postar um comentário