quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A alma cearense de Fagner

O “Papo do Som” vai relembrar hoje a bela obra do cearense Raimundo Fagner Cândido Lopes, mais conhecido como Fagner, que completa 62 anos neste dia 13 de outubro. 
Ele sempre se destacou por ótimas canções românticas, muitas delas temas de novelas.

Desde pequeno já se dedicava à música e aos seis anos ganhou um concurso infantil de uma rádio local. Na adolescência, formou grupos musicais e começou a compor suas próprias canções.

Tornou-se popular no estado em 1969, após comparecer em programas de TV e juntou-se a outros compositores cearenses como Belchior, Jorge Mello, Ednardo e Ricardo Bezerra, o grupo ficou conhecido como "O Pessoal do Ceará".

O primeiro sucesso de Fagner como compositor foi com a música "Mucuripe", de 1971. Letra em parceria com Belchior. E neste vídeo, Fagner faz dueto com Roberto Carlos.

Já o primeiro álbum dele foi lançado em 1973, com destaques para as canções “Último Pau de Arara” e “Canteiros” uma das mais bonitas.
O disco é um dos primeiros da 'invasão nordestina' na música brasileira.
Último Pau de Arara

Canteiros

Em 1978 mais um grande sucesso com “Revelação”.... Essa música é muito boa, com uma interpretação marcante.

Um ano depois, mais uma música inesquecível:“Noturnotema da novelaCoração Alado”, da TV Globo. É a minha favorita do Fagner. Uma belíssima letra.
“Hoje só acredito
No pulsar das minhas veias
E aquela luz que havia
Em cada ponto de partida
Há muito me deixou
Há muito me deixou....” 

No ano de 1983 Fagner emplaca mais um hit: “Guerreiro Menino (Um Homem Também Chora)

Em 1987, Fagner lança um de seus maiores sucessos da carreira, com a música “Deslizes”, letra de Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Nos anos 90, Fagner retorna às paradas com o álbum “Pedras Que Cantam” de 1991, que teve como primeira canção de trabalho "Borbulhas de Amor", um grande sucesso nacional. A faixa tema do disco "Pedras Que Cantam" também foi tema da novela “Pedra Sobre Pedra” da TV Globo.
"Borbulhas de Amor" 

"Pedras Que Cantam"

Fagner continua com seu fantástico trabalho como músico e compositor e também fazendo parcerias, como Zeca Baleiro que rendeu uma série de shows pelo Brasil.


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário