quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Melhor dos anos 80: Duran Duran

Eu vou falar neste post sobre a minha banda pop favorita dos anos 80 e que escutei muito durante a infância e adolescência. É o Duran Duran.


Considerada uma das líderes da “segunda invasão britânica”, a banda foi formada em 1978 na cidade de Birminghan. É a mais bem-sucedida dos gêneros New Wave e New Romantic e uma das mais importantes dos anos 80, com mais de 100 milhões de discos vendidos.

O grupo foi inicialmente formado por pelo tecladista Nick Rhodes, o baixista John Taylor, o baterista Roger Taylor, o guitarrista Andy Taylor e o vocalista Simon Le Bon.

E neste dia 27 de outubro, é aniversário de 53 anos de Simon Le Bon, um dos melhores vocalistas da sua época.
Simon Le Bon
. 
O primeiro single do Duran Duran foi "Planet Earth", lançado em Fevereiro de 1981.

Em 1982, com o lançamento do segundo LP, chamado “Rio”, o Duran Duran começou a ganhar maior  sucesso e projeção internacional. Hits marcantes como: "Hungry like the Wolf", "Save a Prayer", "Rio", e "Is there something I should know?", música lançada nos Estados Unidos em 1983.
"Hungry like the Wolf" 

"Rio"

"Is there something I should know?"

A balada "Save a Prayer" ganhou destaque, tornando-se um hino da banda. No Brasil, ela fez parte da novela "Sol de Verão", chegando a ser 1º lugar nas paradas. O refrão da música é assim:
“Não faça uma oração por mim agora
Reserve-a até a manhã seguinte”

A Princesa Diana declarou que o Duran Duran era a sua banda favorita, e a imprensa os apelidou de Fab Five, fazendo alusão ao Fab Four (um dos apelidos dados aos Beatles). A revista Rolling Stone elogiou o Duran Duran, dizendo que era a primeira banda de rock a ter um talento natural para TV e vídeo.
Capa da Rolling Stone dizendo: "Duran Duran, The Fab Five" 

O terceiro álbum, “Seven and the Ragged Tiger” de 1983, veio com mais sucessos como: "Union of the snake" e "The Reflex".
"Union of the snake"

"The Reflex" (com tradução)

O ano de 85 foi marcado por uma separação temporária, com o grupo dividido em dois projetos paralelos. John e Andy Taylor criaram a banda The Power Station. Já Simon Le Bon, Nick Rhodes e Roger Taylor formaram o Arcadia.

Ainda nesta época, a banda se reuniu para gravar música "A View to a Kill" para o filme de James Bond. Esta canção é até hoje o único single do filme do agente 007 a ser número um nos Estados Unidos.

A partir de 1986, o Duran Duran ficou apenas com 3 integrantes Simon Le Bon e Nick Rhodes e John Taylor e lançaram o álbum “Notorious”, música que também estourou nas paradas.

No Brasil, o disco "Notorious" foi o mais vendido do grupo. Um dos motivos foi pelo fato da presença da canção "A Matter Of Feeling" na novela "Mandala", de 1987. Esta música tornou-se a predileta de muitos brasileiros, alcançando o 1 lugar nas rádios. Também é a minha canção favorita do Duran Duran.

No mês de Janeiro de 1988, o Duran Duran veio pela primeira vez ao Brasil para tocar em São Paulo (no Morumbi) e Rio de Janeiro (na Praça da Apoteose). Foi o auge do sucesso do Duran Duran no país.
Nesse mesmo ano, foi lançado mais um álbum, "Big Thing" e uma música que eu gosto é "Too Late Marlene"

Em 1993, a banda gravou o segundo álbum chamado “Duran Duran” (também conhecido por The Wedding Álbum por ter fotos de casamentos dos pais deles na capa do disco).
Duas belíssimas músicas fazem parte deste trabalho: "Ordinary World" e “Come Undone” (mais duas canções entre as minhas favoritas).
"Ordinary World" (com tradução)

Come Undone” 

Em 1995, a banda lançou o álbum Thank You, com covers de vários artistas famosos. Um desses covers foi da música "Lay Lady Lay", de Bob Dylan.

O grupo vem ao Brasil no mês de novembro, tocar no SWU, em Paulínia (SP). Com certeza vai matar a saudade das belas músicas dos anos 80.

O Duran Duran sempre fez ótimas canções, com arranjos maravilhosos.

É uma banda que eu gosto bastante.... Simplesmente espetacular!!!


Texto de Daniel Vito

9 comentários:

  1. Parabéns!
    ficou muito bom xD
    pra mim a melhor de todas é a Save a Prayer

    ResponderExcluir
  2. A Melhor musica e mais carinhosa é A Matter of Feeling de 1987, pois grande foi o sucesso naquela época

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo! Super completo! A minha preferida é, sem sombra de dúvida, "Ordinary World"!

    ResponderExcluir
  4. Amo "Too Late Marlene" e "A Matter Of Feeling"! Gostaria de saber o por quê Duran Duran não tocam mais em shows "Too Late Marlene", ouvi falar que seria um plágio, isso procede?

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque eles não lançaram A Matter Of Feeling como single, na minha opinião a melhor música do disco, com certeza seria um hit mundial!

    ResponderExcluir
  6. Minha banda predileta também Duran Duran sou de Belo Horizonte amei o show deles aqui no BH hall 2017 diz Simon que foi um dos melhores já feito no Brasil espero que em breve eles retornam eles gostam do Brasil e o Brasil deles

    ResponderExcluir
  7. Super fã do Duran Duran 🇧🇷😍

    ResponderExcluir
  8. Pra mim segunda banda top de todos os tempo. So perdendo para information

    ResponderExcluir