quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rock Brasil - Parte 7 (O Rock dos anos 70) - por Rogério Moreira


Muita gente considera os anos 70 como uma década perdida para o rock nacional com exceção de Raul Seixas e Rita Lee...Não é bem assim. Tínhamos muita gente fazendo bons trabalhos...Tá certo que uma boa parte tinha um pé na MPB e alguns optaram por seguir neste estilo com o tempo...Também tínhamos vários grupos enveredando pelo rock progressivo, o que dificultava sua execução nas rádios, que sempre priorizou um som mais comercial...Selecionei alguns nomes que achei interessantes...


Começando pelos Novos Baianos...Ok, você pode dizer que eles são mais para a MPB do que para o rock, com suas influências de João Gilberto, do chorinho, baião, frevo, Tropicália e etc...Mas alguém poderá dizer que a música "Mistério do planeta", lançada no disco "Acabou chorare", de 1972, não é rock?


Um outro grupo que gosto muito foi o trio Sá, Rodrix & Guarabyra...Eles criaram um estilo chamado rock rural...Destaco:  "Mestre Jonas"

E uma música que para mim tem cara daqueles que curte São Tomé das Letras, Trindade e Visconde de Mauá...
"A primeira canção da estrada"

A banda Moto Perpétuo, revelaria Guilherme Arantes...Ela seguia a linha do rock progressivo...Aqui a música "Verde vertente" lançada em 74...

Os Almôndegas foram uma banda gaúcha que mesclava rock com MPB e folclore gaúcho. Deste grupo saiu a dupla Kleiton & Kledir. Um sucesso do grupo foi "Canção da meia-noite", que fez parte da trilha sonora da novela "Saramandaia", em 76.

Teremos outros posts com o rock brasileiro dos anos 70. Termino esta primeira parte com o grupo "O Terço", uma das bandas mais importantes da história do rock brasileiro. O grupo misturava rock progressivo, rock rural e MPB. Está até hoje na ativa com o guitarrista Sérgio Hinds, único membro presente desde o início. Pelo "O Terço" já passaram Flávio Venturini e Sérgio Magrão, que formariam o 14 Bis, e também Vinicius Cantuária.

"Hey amigo", música de 75, é um clássico e lembra muito o estilo do Deep Purple...

Do mesmo ano temos "Criaturas da noite", lançado no disco de mesmo nome, com o vocal de Flávio Venturini.

E termino com "Casa encantada", de 1976

Um abraço,

Para quem ainda não leu as cinco primeiras partes do especial Rock Brasil, seguem abaixo os links:



Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário