segunda-feira, 31 de outubro de 2011

30 anos de Barão Vermelho

Uma das bandas mais influentes do Brasil completa 30 anos no mês de outubro: é o Barão Vermelho.


O grupo foi criado no Rio de Janeiro após o baterista Guto Goffi e o tecladista e Maurício Barros, na época com 19 e 17 anos de idade, assistirem um show da banda Queen no Morumbi, em São Paulo.

O nome da banda foi originário do aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra Mundial, cujo codinome era Barão Vermelho.


Se juntariam ao novo grupo o baixista , o guitarrista Frejat e Cazuza, nos vocais, indicado por Leo Jaime.

O primeiro disco foi gravado em 1982, porém, não teve muito destaque.
Embora o quinteto pudesse ser promissor, as rádios não pensavam assim, e se negavam a tocar suas músicas.

Só depois que Ney Matogrosso gravou "Pro Dia Nascer Feliz", é que as rádios passam a tocar a versão original do Barão Vermelho, lançado no segundo disco.

Aproveitando o embalo, o Barão Vermelho lançou o terceiro disco, Maior Abandonado, em 1984, com os hits “Bete Balanço” e “Maior Abandonado”.
Bete Balanço

Maior Abandonado

Em 1985, a carreira da banda se consolidou após abrir os shows internacionais do Rock in Rio.

Porém, Cazuza deixou a banda para fazer trabalhos solo, e quem assumiu os vocais foi Frejat. Porém, a banda gravou 3 discos que não emplacaram nas paradas.

Em 1988, o Barão Vermelho voltou a estourar nas rádios, por conta da música "Pense e Dance", da novela "Vale Tudo".

A confirmação da volta do sucesso do Barão ocorreu 1990 com o álbum “Na Calada da Noite”, destaque para a música "O Poeta Está Vivo".

Dois anos depois, o Barão retorna com mais hits: "Pedra, Flor E Espinho, e "Meus Bons Amigos".
"Pedra, Flor E Espinho"

 "Meus Bons Amigos".

Em 1996, o grupo lança o seu décimo disco, chamado "Álbum", com regravações de músicas de sucesso: 
"Malandragem Dá Um Tempo"

"Vem Quente Que Eu Estou Fervendo

"Amor, Meu Grande Amor

Para concluir este especial, duas músicas do ano de 1998: "Puro Êxtase" e "Por Você".
"Puro Êxtase"

 "Por Você"


Texto de Daniel Vito

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Melhor dos anos 80: Duran Duran

Eu vou falar neste post sobre a minha banda pop favorita dos anos 80 e que escutei muito durante a infância e adolescência. É o Duran Duran.


Considerada uma das líderes da “segunda invasão britânica”, a banda foi formada em 1978 na cidade de Birminghan. É a mais bem-sucedida dos gêneros New Wave e New Romantic e uma das mais importantes dos anos 80, com mais de 100 milhões de discos vendidos.

O grupo foi inicialmente formado por pelo tecladista Nick Rhodes, o baixista John Taylor, o baterista Roger Taylor, o guitarrista Andy Taylor e o vocalista Simon Le Bon.

E neste dia 27 de outubro, é aniversário de 53 anos de Simon Le Bon, um dos melhores vocalistas da sua época.
Simon Le Bon
. 
O primeiro single do Duran Duran foi "Planet Earth", lançado em Fevereiro de 1981.

Em 1982, com o lançamento do segundo LP, chamado “Rio”, o Duran Duran começou a ganhar maior  sucesso e projeção internacional. Hits marcantes como: "Hungry like the Wolf", "Save a Prayer", "Rio", e "Is there something I should know?", música lançada nos Estados Unidos em 1983.
"Hungry like the Wolf" 

"Rio"

"Is there something I should know?"

A balada "Save a Prayer" ganhou destaque, tornando-se um hino da banda. No Brasil, ela fez parte da novela "Sol de Verão", chegando a ser 1º lugar nas paradas. O refrão da música é assim:
“Não faça uma oração por mim agora
Reserve-a até a manhã seguinte”

A Princesa Diana declarou que o Duran Duran era a sua banda favorita, e a imprensa os apelidou de Fab Five, fazendo alusão ao Fab Four (um dos apelidos dados aos Beatles). A revista Rolling Stone elogiou o Duran Duran, dizendo que era a primeira banda de rock a ter um talento natural para TV e vídeo.
Capa da Rolling Stone dizendo: "Duran Duran, The Fab Five" 

O terceiro álbum, “Seven and the Ragged Tiger” de 1983, veio com mais sucessos como: "Union of the snake" e "The Reflex".
"Union of the snake"

"The Reflex" (com tradução)

O ano de 85 foi marcado por uma separação temporária, com o grupo dividido em dois projetos paralelos. John e Andy Taylor criaram a banda The Power Station. Já Simon Le Bon, Nick Rhodes e Roger Taylor formaram o Arcadia.

Ainda nesta época, a banda se reuniu para gravar música "A View to a Kill" para o filme de James Bond. Esta canção é até hoje o único single do filme do agente 007 a ser número um nos Estados Unidos.

A partir de 1986, o Duran Duran ficou apenas com 3 integrantes Simon Le Bon e Nick Rhodes e John Taylor e lançaram o álbum “Notorious”, música que também estourou nas paradas.

No Brasil, o disco "Notorious" foi o mais vendido do grupo. Um dos motivos foi pelo fato da presença da canção "A Matter Of Feeling" na novela "Mandala", de 1987. Esta música tornou-se a predileta de muitos brasileiros, alcançando o 1 lugar nas rádios. Também é a minha canção favorita do Duran Duran.

No mês de Janeiro de 1988, o Duran Duran veio pela primeira vez ao Brasil para tocar em São Paulo (no Morumbi) e Rio de Janeiro (na Praça da Apoteose). Foi o auge do sucesso do Duran Duran no país.
Nesse mesmo ano, foi lançado mais um álbum, "Big Thing" e uma música que eu gosto é "Too Late Marlene"

Em 1993, a banda gravou o segundo álbum chamado “Duran Duran” (também conhecido por The Wedding Álbum por ter fotos de casamentos dos pais deles na capa do disco).
Duas belíssimas músicas fazem parte deste trabalho: "Ordinary World" e “Come Undone” (mais duas canções entre as minhas favoritas).
"Ordinary World" (com tradução)

Come Undone” 

Em 1995, a banda lançou o álbum Thank You, com covers de vários artistas famosos. Um desses covers foi da música "Lay Lady Lay", de Bob Dylan.

O grupo vem ao Brasil no mês de novembro, tocar no SWU, em Paulínia (SP). Com certeza vai matar a saudade das belas músicas dos anos 80.

O Duran Duran sempre fez ótimas canções, com arranjos maravilhosos.

É uma banda que eu gosto bastante.... Simplesmente espetacular!!!


Texto de Daniel Vito

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A História de Belchior


O nome dele é grande; Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, porém é conhecido simplesmente como Belchior
Este cearense de Sobral completa 65 anos de idade neste dia 26 de outubro.


Belchior foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, na década de 1970.

A família dele era cheia de artistas: O pai tocava flauta e saxofone e sua mãe cantava em coro de igreja. Tinha tios poetas e boêmios.
Durante sua infância, no Ceará, cantou em feiras e foi poeta repentista.


Foi programador de rádio em Sobral. No ano de 1962, mudou-se para Fortaleza, onde estudou Filosofia e Humanidades. Começou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística.

Juntou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner, Ednardo, entre outros, conhecidos como o "Pessoal do Ceará".

A sua primeira composição de sucesso foi a canção "Mucuripe", em parceria com Fagner, e ficou marcada na voz de Elis Regina, em 1972.

Belchior gravou seu primeiro LP em 1974. Mas foi no segundo disco, chamado "Alucinação" (de 1976), que ele consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como "Como Nossos Pais", "Velha Roupa Colorida(depois regravadas por Elis Regina), "A Palo Seco" e a inesquecível "Apenas um Rapaz Latino-americano".
 "Como Nossos Pais"

"Velha Roupa Colorida"

"A Palo Seco"
Tenho vinte e cinco anos de sonho e
De sangue e de América do Sul


"Apenas um Rapaz Latino-americano"

No ano seguinte, lança o disco “Coração selvagem". Destaques para a música título do álbum e "Paralelas".
Coração selvagem"

"Paralelas"

Em 1978, Belchior grava o LP “Todos os Sentidos” com as canções "Na hora do almoço" e "Divina comédia humana".
"Na hora do almoço"

"Divina comédia humana"

E no embalo do sucesso, lança mais um disco, em 1979 com mais um clássico: "Medo de avião".
"Foi por medo de avião 
Que eu segurei pela primeira vez a tua mão"

Porém, Belchior sumiu das paradas de sucesso até que em 2009, a TV Globo noticiou um suposto desaparecimento do cantor. Era a pergunta que ficou no ar por várias semanas: "Onde está Belchior?" 
Mas turistas brasileiros encontraram Belchior no Uruguai, de onde concedeu entrevista para o programa Fantástico, da TV Globo.
Turistas brasileiros encontraram Belchior no Uruguai
Na entrevista, ele revelou não haver desaparecido e estava preparando um disco de canções inéditas. Porém, até agora nada de novo surgiu.


Texto de Daniel Vito

O Teatro Lira Paulistana – por Rogério Moreira

Há 32 anos, no dia 25 de outubro de 1979, era inaugurado em São Paulo o Teatro Lira Paulistana, localizado na  Praça Benedito Calixto.

Logo da Lira Paulistana

Para quem não conhece, este teatro era um pequeno porão, mas foi muito importante para música brasileira. Além de palco de diversas manifestações culturais, o Lira ficou marcado pelas apresentações da Vanguarda Paulistana, composta por gente como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Ná Ozetti, Tetê Espíndola e grupos musicais alternativos como o Rumo, o Língua de Trapo e o Premeditando o Breque.

Foto da fachada da Lira Paulistana

Os principais nomes do rock paulista dos anos 80, como Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor e Violeta de Outono também pisaram neste palco. Em março de 85, abriria espaço para o punk-rock com um show do Ratos de Porão e do Cólera. Este evento punk foi para o lançamento do disco de estréia do Cólera, chamado "Tente mudar o amanhã". 
Vídeo raro do Cólera tocando no "Lira", e depois com entrevista no fundo do teatro falando sobre o que era ser punk em 1985.

Infelizmente, o Lira Paulistana fechou suas portas em 1986. Mas apesar do pouco tempo de existência, foi local que revolucionou a música popular brasileira!!!!

A escada de acesso ao teatro

Em 2009, foi realizado um documentário chamado "Lira Paulistana", contando a história do teatro e em dezembro daquele ano vários artistas que fizeram história neste palco, participaram de um show em comemorações aos 30 anos deste marco pra cultura da cidade de São Paulo. 
Para lembrar desta data, separei alguns nomes que passaram pelo "Lira":

Ira! - "Pobre paulista" (vídeo de 1983 no programa Radiola da Tv Cultura)

Língua de Trapo - "Tragédia afrodisíaca"

Premeditando o Breque - "Marcha da Kombi"

Ultraje a Rigor - "Zoraide"


Titãs - "Televisão"

Violeta de Outono - "Dia eterno"

Cólera - "Pela paz"

Um abraço,

Texto de Rogério da Hora Moreira
Programador da Rádio Metropolitana FM / São Paulo

Ganhe ingressos para o show da Pitty no Juventus


O blog “Papo do Som” realiza mais uma promoção.

Vamos dar pares de ingressos para o show da cantora Pitty, que acontecerá no dia 29 de outubro (sábadão) no Clube Juventus.

Confira os nomes dos ganhadores dos pares de ingressos para o show da Pitty, no dia 29/10 no Clube Juventus!!!!... Pela ordem de sorteio:

Monica Rodrigues de Amorim
Daniela Predreus
Rodrigo Peres de Souza e Silva
Angélica Avelina Almeida
Samantha Farias

Parabéns!!!!!.. Entraremos em contato para a entrega dos ingressos!!!!!

Muito obrigado a todos que participaram...Essa promoção foi show!!!!
Em breve teremos uma super promoção!!!!!
  

O evento faz parte da final do São Judas Music Festival 2011, promovido pela Universidade São Judas Tadeu e a Rádio Metropolitana FM, que escolherá 5 bandas que gravarão um DVD.


Para concorrer aos ingressos, é muito simples: é só colocar seu nome e email no link comentários.

Os nomes dos ganhadores serão divulgados no dia 28.

Confira os finalistas do São Judas Music Festival 2011.

As 10 bandas classificadas para a final

Categoria Alunos São Judas 1
Banda Matutano
Andalucia
Categoria Alunos São Judas 2
Instinto Coletivo
Teorias do Amor Moderno
Categoria Livre 1
Balls
Dsorden
Categoria Livre 2
Lacrima
Instincted
Categoria Ex-Alunos, Colaboradores, Estudantes Ensino Médio
Mil Barreiras
Mastic

Confira o link: São Judas Music Festival seleciona 10 bandas para final, com show da Pitty

Serviço
Fase Final São Judas Music Festival
Show Especial com a Pitty
Dia 29 de outubro – a partir das 18 horas
Clube Atlético Juventus – Salão Nobre
Rua Juventus, 690 – Mooca

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pet Sounds: o disco perfeito dos Beach Boys

A banda The Beach Boys é uma das mais importantes de todos os tempos. Eu sou grande fã das músicas deles. E ainda não tinha escrito nada sobre este magnífico grupo de rock dos Estados Unidos.

Ao ouvir o CD “Pet Sounds” um dia desses, lembrei que em 2011 é aniversário de 45 anos do lançamento deste álbum fantástico.


Pet Sounds é o 11º disco do The Beach Boys. Foi lançado no dia 16 de maio de 1966. É considerado um dos álbuns mais influentes da música pop em todos os tempos e um dos primeiros passos do experimentalismo e da psicodelia.

A primeira faixa deste LP é um dos grandes hits do grupo: "Wouldn't It Be Nice"

De acordo com Brian Wilson, líder da banda, Pet Sounds foi a versão americana do LP "Rubber Soul", do The Beatles, lançado em dezembro de 1965.
Brian tornou-se obcecado por fazer um álbum melhor que "Rubber Soul". Ele acreditava ser o único capaz de bater de frente com o talento dos Beatles. Porém, o talento dele estava só, contra John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, além do produtor dos Beatles, George Martin.


Com apenas 23 anos, Brian Wilson foi a público justificar sua ausência nos shows dos Beach Boys com a simples frase: “Eu estou fazendo o melhor disco já gravado em todos os tempos!”.

Nesse trabalho, ele juntou harmonias vocais com efeitos de som e instrumentos não-convencionais, como sinos de bicicleta, órgãos, cravos, flautas e apitos para cães, além de instrumentos mais comuns, como teclados e guitarras. 
Outra música de destaque foi "Sloop John B"


"Pet Sounds" foi tão importante que os Beatles disseram que o álbum foi uma grande influência para a criação do disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”. E até Paul McCartney disse que é um dos seus álbuns favoritos (com "God Only Knows" como sua canção favorita). Eu também posso dizer que esta é a minha música favorita dos The Beach Boys.


O produtor dos Beatles, George Martin, afirmou que "sem Pet Sounds, Sgt. Pepper’s não teria acontecido... Sgt. Pepper’s foi uma tentativa de igualar Pet Sounds."

Mais uma canção marcante é "Caroline, No"

Outros grandes artistas, como Eric Clapton e Elton John, também consideram Pet Sounds um dos melhores trabalhos de todos os tempos.

Para encerrar, as outras nove canções deste disco fantástico. 

"That's Not Me"

"You Still Believe In Me

"Here Today"

"I Know There's An Answer"

"I Just Wasn't Made For These Times"

"Pet Sounds"

"Don't Talk (Put Your Head On My Shoulder)"

"I'm Waiting For The Day"


"Let's Go Away for Awhile"


Texto de Daniel Vito