quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Homem Que Amava as Mulheres

No começo do ano, eu li um livro muito bom, chamado “Um Punhado de Gitanes”. 
Conta a história do cantor francês Serge Gainsbourg... Você vai perguntar: Quem é ele?
Então, para ilustrar melhor, ele é autor deste clássico:


Com certeza, muita gente já escutou essa música “Je T'aime Moi Non Plus”, lançada em 1969. É uma das canções mais sensuais de todos os tempos. 
Virou sucesso por sua letra picante e os gemidos que simulam uma relação sexual. Foi 1º lugar em toda a Europa, mas foi vetada pelas principais rádios, que consideravam a música explícita demais.

Em 2011, faz 20 anos da morte de Serge Gainsbourg. Ele é considerado um dos grandes artistas da história da França.

Será lançado no Brasil, em breve, um filme sobre a vida dele, chamado “Gainsbourg - O Homem Que Amava as Mulheres”... A estréia acontece no dia 08 de julho. Confira o trailer.

Serge Gainsbourg (o nome verdadeiro é Lucien Ginzburg), nascido em 02 de abril de 1928, começou a carreira na década de 50... foi músico, ator, poeta e cineasta. 
Também era um grande boêmio; completamente viciado em álcool, mulheres e cigarros da marca Gitanes (por isso, o nome do livro).
Livro: “Um Punhado de Gitanes”, editora Barracuda, autora: Sylvie Simmons

Ele foi sempre polêmico e provocador... Em suas músicas, ele conseguia falar de sexo, erotismo e sensualidade sem ser vulgar.... com toque de paixão, de romantismo.

Apesar de ser feio para os patrões de estética da sociedade, teve várias amantes durante a vida. Belas mulheres como a atriz Brigitte Bardot, e muitos escândalos. Abaixo, a foto histórica de Serge e Brigitte interpretando a música "Bonnie e Clyde".

Um dos grandes sucessos dele é a música “Initials B.B”, de 1968, dedicada a Brigitte Bardot.


A princípio, Serge queria gravar a música “Je T’Aime” em parceria com Brigitte. Só que ela recusou, temendo que estragaria a sua carreira no cinema.

Então, ele conheceu a atriz inglesa Jane Birkin, 18 anos mais nova.... os dois tiveram um romance, se casaram e gravaram em 1969 um disco repleto de músicas com temas de duplo sentido e eróticas... O casamento durou até 1980 e tiveram uma filha, chamada Charlotte, atualmente atriz e cantora.

Além de “J T’Aime” (que causou muita polêmica), destaque para a canção chamada “69 Annee Erotique.

Uma das curiosidades que está no livro foi que, aos 16 anos de idade as prostitutas riram da cara de Serge. Ele não conseguiu contratar uma, pois elas o achavam muito novo... Assim, colocou na cabeça que um dia transaria com as mais belas mulheres da França... e o fez!!!.... uma bela vingança”, hein?.

Fotos sensuais de Serge Gainsbourg e Jane Birkin 

Gainsbourg foi um talentoso compositor que soube trafegar por vários ritmos e estilos. Produziu muitas músicas que vão do jazz ao rock ao reggae... 

Em 1979, ele causou uma grande polêmica com as autoridades francesas ao gravar “A Marselhesa”, o hino nacional, na versão reggae!!!  
Serge foi à Jamaica gravar um LP, usando como base a banda de Peter Tosh... Apesar de todo o escândalo, a música foi um grande sucesso na França, pois os jovens adoraram. Veja o vídeo da "A Marselhesa" em reggae.

Essa música é muito bacana:... "Nazi Rock", de 1975... Conta a história de soldados da Alemanha Nazista vestidos como drag queens.

Serge Gainsbourg morreu em 02 de março de 1991, em Paris, aos 62 anos, em virtude dos abusos com álcool e cigarro..... Os franceses gostam de dizer que ele faleceu de “cansaço” (muito boa!!!!.. rsrs)... No dia que sua morte foi anunciada, a França parou para realizar homenagens a ele, que influenciou vários gêneros musicais, o cinema e as artes plásticas.


Um fã brasileiro de Gainsbourg é Edgard Scandurra, ex-grupo Ira!... Ele desenvolveu um projeto paralelo com a banda “Les Provocatéurs”, tocando covers do artista francês em casas noturnas paulistanas. 
Em 2009 teve uma exposição sobre Serge na cidade de São Paulo, no SESC Paulista, para comemorar o “Ano da França no Brasil”. 
Confira o vídeo de “Les Provocatéurs” com Scandurra interpretando Gainsburg.


Eu não conhecia direito a vida de Serge Gainsbourg.... mas gostei do livro e curti muito escrever no blog sobre a história deste artista maluco e genial. Uma figuraça que fez uma bela mistura de Música, Mulheres e Boemia!!!
Com certeza, vou assistir o filme e conhecer mais da obra dele.... e se for igual ao livro, será muito bom!!!


Para encerrar, outra música dele que eu destaco é "La Melody", apenas instrumental, com uma bela guitarra e bateria... pura viagem... e a linda Jane Birkin dançando... show de bola!!!


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário