sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São João

A Festa de São João relembra São João ou João Batista, primo de Jesus, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz".


A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste, onde movimenta a economia de centenas de cidades e dura o mês de junho inteiro. As duas principais festas ocorrem nas cidades de Caruaru, em Pernambuco e Campina Grande, na Paraíba.


Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.


A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho.

E para homenagear a data e embalar o São João o “Papo do Som” separou grandes clássicos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Começando com "Ovo de Codorna"... "Eu quero um ovo de codorna para comer, o meu problema ele  tem que resolver..."

Outro grande clássico: "Asa Branca"... "Quando "oiei" a terra ardendo; qual a fogueira de São João, eu perguntei a Deus do céu, ai por que tamanha judiação... "

Essa canção é muito boa: "Pau de Arara"..... "Quando eu vim do sertão, seu môço, do meu Bodocó a malota era um saco e o cadeado era um nó... Só trazia a coragem e a cara viajando num pau-de-arara. Eu penei, mas aqui cheguei!!!!"

Essa música eu gosto demais: "Petrolina Juazeiro"... "Petrolina, Juazeiro, Juazeiro, Petrolina.... Todas as duas eu acho uma coisa linda: Eu gosto de Juazeiro, e adoro Petrolina!!!!

Para encerrar e sair dançando, tem a música "Numa Sala de Reboco"... "Todo tempo quanto houver pra mim é pouco pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco... "


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário