quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Virtuose da Guitarra de Pepeu Gomes

O mês de fevereiro chega ao fim, mas eu gostaria de prestar homenagem a um grande artista da MPB....  Pedro Anibal de Oliveira Gomes, mais conhecido como Pepeu Gomes, que completou 60 anos no dia 07 de fevereiro..... É um excelente guitarrista, compositor e cantor, do qual eu curto as suas canções.


Pepeu Gomes nasceu com a música nas veias, pois o pai dele tocava em uma orquestra de bailes e a mãe dava aulas de piano.

Na adolescência aprendeu violão e guitarra.... Foi guitarrista do grupo Novos Baianos na década de 70 junto com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Baby Consuelo (depois Baby do Brasil).

A galera dos "Novos Baianos" - Pepeu Gomes ao centro de azul

Após a gravação do primeiro disco dos Novos Baianos, Pepeu passou a estudar profundamente a música brasileira em ritmos como samba, frevo, choro e maracatu, aprendendo também a tocar bandolim.

Partiu para a carreira individual com o final do grupo, em 1978, quando gravou o primeiro LP solo, "Geração de Som", totalmente instrumental.

Em 1979, Pepeu Gomes lançou seu segundo disco "Na Terra a Mais de Mil", sendo sua estreia como cantor, e teve grande sucesso de vendas.... Possui o hit "Meu Coração".

Na companhia da mulher, a cantora Baby Consuelo, virou um ícone de roqueiro nos anos 80.

Em 1981, lançou o LP intitulado somente "Pepeu Gomes", no qual ganhou seu primeiro disco de ouro graças a grande execução da faixa "Eu também quero beijar".

O próximo trabalho foi "Um Raio Laser" (de 1982) , com destaque para a faixa “Planeta Vênus”.

No ano seguinte, gravou o LP "Masculino e Feminino", nome da música que fez bastante sucesso.

Em 1985 Pepeu Gomes lançou o álbum “Energia Positiva” e a primeira faixa foi um verdadeiro hit nas rádios do país, com “Mil e Uma Noite de Amor”.

No mesmo ano, foi convidado para participar do Rock In Rio, onde foi ovacionado e consagrado mais uma vez. Ele considera esta apresentação como um dos maiores momentos de sua carreira.
Segue um trecho dele arrasando na guitarra durante o festival.

Na década de 1990, reencontrou seu antigo parceiro Moraes Moreira com quem fez dois discos... Uma das canções que ficou nas paradas foi “A lua e o mar“, foi trilha da novela "Tieta".

Em 1993 lançou um novo álbum, obtendo bastante sucesso, principalmente devido a música "Sexy Yemanjá" que foi trilha sonora da novela "Mulheres de Areia" da TV Globo.

Pepeu Gomes também participou brilhantemente como músico em trabalhos de diversos cantores que fizeram história na MPB.... Um artista que merece ser muito respeitado!!!

Reencontro dos "Novos Baianos" 40 anos depois


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário