Na segunda parte do especial de Carnaval, eu vou falar de dois estilos musicais que agitam os foliões: frevo e as marchinhas.
O Frevo é um ritmo com a cara do estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira..... não deixa ninguém parado.
A palavra "frevo" vem de ferver, agitação, confusão.
Uma das principais canções é o "Hino do Galo da Madrugada", o maior bloco do mundo com mais de 2 milhões de pessoas curtindo a folia de graça... neste vídeo, o Hino do Galo, na voz do grande Alceu Valença!!!!
Outro frevo que eu curto, chama-se "Voltei Recife", letra de Lourenço da Fonseca Barbosa, conhecido como Capiba, é o mais conhecido compositor de frevos do Brasil.
O sentimento da felicidade do folião se resume nisso: "Quero sentir a embriaguez do frevo, que entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé"....mais uma vez, com Alceu Valença.
E é claro, talvez o mais conhecido.... “Vassourinhas”.... um dos hinos do Carnaval.... Quando as primeiras notas de Vassourinhas são executadas, a multidão vai ao delírio.
Não poderia esquecer das maravilhosas marchinhas... carnaval sem marchinha, não é carnaval.
Foi um estilo muito popular entre as décadas de 20 e 60, até que começou a ser substituída pelo samba-enredo em razão de que as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais...... Porém, as marchinhas continuam vivas até hoje e levando multidões para as ruas.
A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada "Ô Abre Alas", feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.
Outras composições marcantes: "Aurora", "Cabeleira do Zezé", "Jardineira", " A Turma do Funil", "Abre Alas", "Mamãe eu Quero", "Me dá um Dinheiro ai", "O Teu Cabelo Não Nega", "Saca Rolha"...
Abaixo, um vídeo do pout-porri de marchinhas na voz de Beth Carvalho....
Separei outras canções carnavalescas marcantes....
"Chuva, Suor e Cerveja" - Caetano Veloso
"Cidade maravilhosa"
"Ô Balance" - Gal Costa (1980 - regravação de Carmem Miranda de 1936)
Outro personagem que gravou marchinhas inesquecíveis foi o eterno Chacrinha.... Quem nunca ouviu em um baile de Carnaval a clássica “Maria Sapatão”, de 1981... e Chacrinha era tão visionário, que há 30 anos ele escreveu uma canção tão atual, o retrato dos tempos modernos.
Mais uma marchinha do Velho Guerreiro: "Bota camisinha"
E quem disse que rock n roll e Carnaval não combinam???... tá ai o Pai do Rock nacional, Raul Seixas cantando marchinhas ao lado de Wanderléa, um ícone da Jovem Guarda.... Vídeo de 1978, no programa Fantástico.
Bom Carnaval a Todos!!!!!.... e faça a sua festa!!!!!!
Texto de Daniel Vito
Nenhum comentário:
Postar um comentário