Salve Salve galera... A partir da sexta feira começa o Carnaval 2012... hora da folia!!!
E o blog “Papo do Som” fará um especial, de dois capítulos, sobre a grande festa do povo brasileiro...
Hoje, separei alguns dos sambas memoráveis do Carnaval do Rio de Janeiro.
Começo por um dos melhores de todos os tempos (na minha opinião): "É Hoje", de 1982, da União da Ilha do Governador... Tem um começo maravilhoso:
"A minha alegria atravessou o mar e ancorou na passarela;
fez um desembarque fascinante no maior show da terra!"....
e depois vem o refrão:
"É hoje o dia da alegria; e a tristeza nem pode pensar em chegar...
Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz do que eu.."
Outro samba da União da Ilha inesquecível é "De Bar em Bar, Didi um Poeta", de 1991. Conta a história de Didi, um dos grandes poetas e compositores do carnaval carioca... A música tem o famoso refrão:
"Hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu to feliz...
nessa eu vou de bar em bar, beber a vida que eu sempre quis"...
Aliás, a União da Ilha produziu outros dois grandes clássicos do carnaval: “O Amanhã”, de 1978 e “Festa Profana”, de 1989.
“O Amanhã”
“Como será o amanhã
Responda quem puder
O que irá me acontecer
O meu destino será como Deus quiser”
“Festa Profana”
“eu vou tomar um porre de felicidade
vou sacudir eu vou zoar pela cidade....”
Oh! joga água que é de cheiro, confete, serpentina
lança perfume no cangote da menina"
Detalhe: Apesar de fantásticos, nenhum desses sambas da União da Ilha se sagrou campeão do Carnaval do Rio de Janeiro....
Também não posso esquecer deste enredo genial, da Império Serrano, de 1964, chamado "Aquarela Brasileira", feito por Silas de Oliveira... Faz uma "resenha" perfeita sobre as belezas do Brasil, desde o Amazonas até o Sul do país.... Considerado por muitos, o melhor samba de todos os tempos.
Ele foi reeditado pela Império Serrano em 2004.... É o retrato de como é lindo e maravilhoso o nosso país....
"Brasil, essas nossas verdes matas, cachoeiras e cascatas de colorido sutil;
e neste lindo céu de azul anil, emolduram a Aquarela do meu Brasil!!!!"...
A Império Serrano trouxe outro grande samba em 1982.... “Bum, bum paticumbum prugurundum”.... Foi o último título da tradicional “Serrinha” no carnaval carioca.
A Estação Primeira de Mangueira e o eterno Jamelão trouxeram enredos marcantes.... Um deles foi em 1986, quando ficou com o título, levando para a avenida: “Caymmi Mostra ao Mundo o que a Bahia e a Mangueira Têm”... Para quem não lembra do tema, com certeza se lembrará do refrão:
“tem xinxim e acarajé
tamborim e samba no pé!!!”
No ano de 1994 a Mangueira veio com outro samba que ficou na boca do povo: “Atrás da Verde-e-Rosa Só Não Vai Quem Já Morreu”, (uma homenagem aos "Doces Bárbaros", grupo formado nos anos 70 por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa).
Mas o resultado na apuração foi um desastre: 12º lugar!!!!
A Imperatriz Leopoldinense também está no clube de agremiações com sambas históricos e campeões:... A escola do bairro de Ramos levantou a taça em 1989 com o enredo "Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós".
A Mocidade Independente de Padre Miguel mostrou a sua força no começo da década de 90.... Faturou o bi campeonato de 1990 e 1991, com dois ótimos enredos.
O primeiro, “Vira, virou, a Mocidade chegou” e depois com “Chue, Chuá. As águas vão rolar”..... Canções que tiveram como intérprete Paulinho Mocidade, uma voz que marcou época.
Em 1992, a Mocidade veio com outro enredo considerado campeão: “Sonhar não custa nada, ou quase nada”.... O que era para ser o tri campeonato seguido, terminou com o vice campeonato, perdendo para a Estácio de Sá.
“Eu vejo a lua no céu ,
a Mocidade sorrir de verde e branco na Sapucaí!!!!”
Por falar em Estácio de Sá, a escola também marcou a história dos carnavais com a música “O Ti-ti-ti do Sapoti”, de 1987... ficou em quarto lugar do Grupo Especial...
Um dos sambas enredo carioca mais famosos, é da Salgueiro: "Peguei um Ita no Norte", campeão do carnaval de 1993... Quem nunca ouviu esse trecho:
"Explode coração, na maior felicidade,
é lindo o meu Salgueiro
contagiando e sacudindo essa cidade"...
Em 1997, a Viradouro conquistou o seu único título do Carnaval carioca, com “Trevas! Luz! A explosão do Universo”, na voz de Dominguinhos do Estácio..... Um dos últimos sambas com refrão forte e que ficou na lembrança do povo.
“Vou cair na gandaia
Com a minha bateria
No balanço da mulata
A explosão de alegria”
Uma coisa que dá para perceber nitidamente... os sambas antigos eram mais cadenciados, com mais suingue... talvez por isso, sejam os melhores..... Atualmente, as baterias das agremiações estão muito aceleradas.
No próximo texto, vou falar de marchinhas e frevos inesquecíveis.... Músicas que põem os foliões para pular!!!!
Isso foi só um aquecimento da folia.....
Isso foi só um aquecimento da folia.....
Abraços!!!!
Texto de Daniel Vito
Parabens por essa seleção mas eu gostaria que você fizesse a lista dos 25 melhores sambas enredos de todos os tempos em SP e também no RJ, que está mais fácil, pois é só continuar essa lista fantástica
ResponderExcluirOtima lista ,belos sambas, mas faltou portela e beija flor
ResponderExcluirBoa listagem !
ResponderExcluirTambém tenho uma em meu blog com os 50 maiores sambas.
http://migre.me/hYnTJ