terça-feira, 6 de março de 2012

Especial: Ritchie 60 anos


O blog “Papo do Som” preparou um post sobre os 60 anos de idade de um cantor inglês que teve muito sucesso na década de 80 no Brasil... Richard David Court, ou simplesmente, Ritchie.



Ele nasceu na Inglaterra, no dia 6 de março de 1952. Filho de pai militar, morou em vários países.
Em 1972, conheceu em Londres um grupo de brasileiros, inclusive alguns integrantes dos Mutantes (como Rita Lee e Liminha), que o convenceram a vir para o Brasil.
No mesmo ano, Ritchie desembarcou em São Paulo, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro, onde dava aulas de inglês para músicos como Paulo Moura, Egberto Gismonti e Gal Costa.

Participou de várias bandas como flautista e vocalista até que, em 1975 começou a atuar como cantor do grupo progressivo Vímana. Além dele, a banda era formada por Lobão (na bateria), Lulu Santos (na guitarra), Luiz Simas (nos teclados), e Fernando Gama (no baixo).

Capa do disco "Vôo de Coração"

Já em carreira solo, 1983 foi um ano de ouro para Ritchie. Ele atingiu o auge com seu primeiro LP, chamado "Vôo de Coração". Mais de um milhão e duzentas mil cópias foram vendidas. Praticamente todas as canções estouraram nas rádios brasileiras.

"Menina Veneno" foi certamente um dos maiores sucessos da carreira de Ritchie. Era a faixa 5 do álbum.

Outra canção de muito destaque foi: "A Vida Tem Dessas Coisas". Para mim, esta é a música mais bacana dele.

A faixa tema, "Voo de Coração", também alcançou os primeiros lugares nas paradas... Gosto muito desta bela canção.

O disco ainda trazia as clássicas dançantes "Pelo Interfone" e "Casanova".


Em 1984, ganhou o Troféu Imprensa na categoria Cantor do Ano, onde concorria simplesmente contra Roberto Carlos e Tim Maia.


No ano de 1987, voltou ao topo, com  a música “Transas”, letra de Nico Resende e de Paulinho Lima. Foi tema da novela “Roda de Fogo”, da TV Globo. O compacto foi um dos mais vendidos do ano.


Nos anos seguintes, Ritchie lançou alguns discos, mas não emplacou sucesso e decidiu seguir outros rumos na carreira, como produção musical.

Em 2009, Ritchie celebrou seus 25 anos de carreira com "Outra vez", CD e DVD gravados ao vivo com releituras de seus grandes sucessos.

Agora, o cantor inglês promove uma viagem ainda mais profunda ao passado, lançando o álbum "60". É o primeiro trabalho de carreira todo cantado em sua língua nativa. O novo CD resgata pérolas norte-americanas e britânicas dos anos 60, como Gary and the Peacemakers.
Ritchie afirmou que, neste trabalho, redescobriu a sua própria voz em inglês e o fez perceber o quanto é difícil cantar em português.

Em 2011, Ritchie participou da Virada Cultural, e separei um vídeo dessa boa apresentação, com a música "Vôo de Coração".


Um artista que marcou época com as suas canções inesquecíveis!!!!!


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário